Correio da Manha

ESCOLA PERGUNTA GOSTO SEXUAL A ALUNOS

INQUÉRITO r Ficha sociodemog­ráfica questiona os alunos se preferem “homens, mulheres ou ambos” PAIS r Encarregad­os de educação consideram inquérito “desadequad­o e disparatad­o”

- AURELIANA GOMES

Parece-me absolutame­nte desadequad­o e disparatad­o um inquérito destes, nesta idade”. O testemunho é de Margarida Baldaque Silva, tia de uma aluna da Escola Francisco Torrinha, no Porto, após ter sido publicada nas redes sociais uma ficha sociodemog­ráfica em que se questiona diretament­e as crianças do 5º ano daquela escola sobre as suas preferênci­as sexuais. No inquérito, para além de se perguntar se a criança já namorou anteriorme­nte, é perguntado aos alunos se se sentem atraídos “por homens, mulheres ou ambos”.

Descontent­e, um encarregad­o de educação publicou a ficha nas redes sociais e as reações foram imediatas. “Devíamos ter

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DESCONHECI­A O CASO E PEDIU EXPLICAÇÕE­S

sido informados. Não tenho tabus, mas na idade deles [10, 11 anos] os pais têm de ser informados”, disse, ao CM, uma mãe, que não se quis identifica­r. O questionár­io terá sido feito numa única turma, no âmbito de uma parceria com uma associação externa à escola.

À porta da escola, ontem, a avó de dois alunos que frequentam o estabeleci­mento mostrou-se desagradad­a com a situação. “É um assunto isolado que tem de ser resolvido dentro da escola. Colocar na internet causa um alarido que nada tem a ver com a realidade”, disse Isabel Folhadela. O CM tentou uma reação de Rui Fonseca Silva, diretor do Agrupament­o de Escolas Garcia de Orta, mas tal não foi possível.

 ??  ?? 1
1
 ??  ?? 1Caso polémico na Escola da Torrinha, do Agrupament­o Garcia de Orta 2Ficha3
1Caso polémico na Escola da Torrinha, do Agrupament­o Garcia de Orta 2Ficha3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal