Correio da Manha

Memorando de major assume encenação

MINISTRO r Papel deixado a chefe de gabinete de Azeredo Lopes admite denúncia encomendad­a GENERAL r Martins Pereira refere que entregou “documento verdadeiro” ao Ministério Público

- SÉRGIO A. VITORINO

Omemorando entregue ao chefe de gabinete do ministro da Defesa pelo major Vasco Brazão, inspetor-chefe da PJ Militar - que garante que Azeredo Lopes teve conhecimen­to do mesmo -, dando conta que a recuperaçã­o do arsenal furtado em Tancos foi uma encenação, referirá explicitam­ente que o esquema foi forjado às escondidas da Polícia Judiciária civil por imposição do informador, que não queria ser perseguido criminalme­nte.

O chefe de gabinete, tenente-general Martins Pereira, que saiu do cargo em dezembro

ADMITIDO QUE CHAMADA ‘ANÓNIMA’ FOI FEITA POR INVESTIGAD­OR DA PJM

passado - um mês após a reunião denunciada por Brazão -, fez ontem saber que por intermédio do seu advogado entregou na tarde de terça-feira “a documentaç­ão verdadeira” no Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal.

Assumiu assim o memorando. Na semana passada, Martins Pereira não deu conta de ter recebido qualquer documento, confirmand­o apenas a reunião com Brazão e Luís Vieira e que “não me foi possível descortina­r qualquer facto que indiciasse irregulari­dade ou indicação de encobrimen­to de eventuais culpados do furto de Tancos”. O CM sabe que o mesmo documento, que o advogado de Vasco Brazão, Ricardo Sá Fernandes, deverá entregar ao Ministério Público no novo interrogat­ório já requerido pelo major, admite que a chamada de uma cabine telefónica do Montijo dando conta do abandono das armas na Chamusca não foi anónima, pelo contrário. Estará escrito que foi o próprio Brazão a ordenar a um outro investigad­or da PJM que a fizesse.

 ??  ?? Major Vasco Brazão, da PJ Militar, é uma figura central do processo porque pode compromete­r o ministro da Defesa
Major Vasco Brazão, da PJ Militar, é uma figura central do processo porque pode compromete­r o ministro da Defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal