Correio da Manha

Refeições mais caras aos fins de semana

CONTAS r Inquérito a estabeleci­mentos de restauraçã­o mostra a diferença de preços entre as várias refeições OFERTA r Cerca de 45% dos restaurant­es cobram mais de dez euros pelos jantares

- RAQUEL OLIVEIRA NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Os preços das refeições aumentam ao fim de semana, com os valores a superarem os 10 euros por refeição, de acordo com umestudo encomendad­o pela Associação da Hotelaria, Restauraçã­o e Similares de Portugal (AHRESP). Já quanto ao modo de pagamento, o numerário é o mais utilizado, conclui o estudo realizado pela consultora Nielsen.

O estudo, feito junto de mais de dois mil estabeleci­mentos – entre fast-food, restaurant­es, snack-bar e hotéis –, revela que os preços variam conforme a refeição, com os almoços a registarem os valores mais baixos.

Segundo o inquérito, mais de metade dos preços dos almoços fixam-se entre os 5 euros e

NUMERÁRIO AINDA É O MODO DE PAGAMENTO MAIS UTILIZADO POR CLIENTES

os 10 euros, o que não deverá ser alheio ao facto de muitos estabeleci­mentos terem ‘menus do dia’. Já ao jantar, cerca de 45% dos restaurant­es apresentam preços por refeição superiores a 10 euros, generaliza­ndo-se ao fim de semana, concretiza o estudo sobre os padrões de consumo.

O numerário é o modo de pagamento mais utilizado, mas esta conclusão é influencia­da pelos preços praticados nos snack-bares, com consumos mais baixos. O dinheiro é preferido mais a Norte do que a Sul, e os valores aproximam-se na região Centro/Lisboa entre o pagamento emnotas e comcartões de débito ou crédito.

 ??  ?? Preço das refeições à noite sobe, agravando-se aos fins de semana
Preço das refeições à noite sobe, agravando-se aos fins de semana
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal