Correio da Manha

Marcelo reclama mais investimen­to

ALERTA r Presidente da República apelou aos partidos políticos e cidadãos

- FRANCISCA GENÉSIO

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da Repúblic a, p e diu o nte m ao s partidos políticos e aos portuguese­s, em geral, mais atenção à saúde mental. O Chefe de Estado defendeu ainda “mais investimen­to” por parte do Governo nesta área.

“Sei que os recursos são escassos e que há muitos desafios no domínio da saúde, mas a saúde mental é fundamenta­l. Quanto mais cedo se começar, melhores são os resultados”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, depois de visitar a Unidade de Pedopsiqui­atria, no Centro de Saúde de Queluz, em Sintra, no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental. O Presidente da República alertou ainda para o facto de “não haver família portuguesa sem problemas mentais”. “Portugal não pode c o ntinuar a ser dos países, nomeadamen­te da Europa, com piores indicadore­s”, alertou.

Uma posição partilhada também pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que admitiu que o País está ainda “muito atrasado” neste do- mínio. O ministro considera que esta tem sido uma “área esquecida e negligenci­ada” e, por isso, prometeu reforçar a contrataçã­o de psicólogos em centros de saúde. Também a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considera “que ainda há muito a fazer na saúde mental”. O alerta para a falta de investimen­to na saúde mental foi também feito pelo diretor do Programa para a Área da Saúde Mental, Miguel Xavier. Pede que o investimen­to nesta área se torne numa “prioridade”.

MINISTRO ADMITE QUE O PAÍS ESTÁ “ATRASADO” NA SAÚDE MENTAL

 ??  ?? Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem a Unidade de Pedopsiqui­atria em Queluz, Sintra
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem a Unidade de Pedopsiqui­atria em Queluz, Sintra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal