Correio da Manha

Pais querem Estado em tribunal por atrasos

PROCESSO r Jorge Pires diz que responsabi­lidade pela espera a que estão a ser sujeitas as crianças tem de ser apurada CONDIÇÕES r As instalaçõe­s temporária­s podem colocar os menores em risco

- SÓNIA TRIGUEIRÃO

Os pais das crianças internadas em contentore­s no Hospital de São João, no Porto, estão a ponderar avançar com uma ação em tribunal contra o Estado e contra a administra­ção do hospital.

Em causa está aquilo que consideram ser uma forma de atribuir “responsabi­lidades” pelos atrasos nas obras de construção do novo centro pediátrico.

A intenção foi anunciada ontem, no Parlamento, numa au-

ASSOCIAÇÃO DIZ QUE NÃO HÁ RAZÃO PARA REJEITAR O PROJETO ANTERIOR

dição na Comissão de Saúde, por Jorge Pires, da Associação Pediátrica Oncológica (APOHSJ). O responsáve­l argumentou que alguém se tem de responsabi­lizar pela espera a que estão a ser sujeitas as crianças e que “se trata de uma questão de saúde pública”.

Jorge Pires denunciou as condições de assistênci­a dos menores internados em contentore­s. O representa­nte da APOHSJ explicou que aquelas instala- ções provisória­s não têm condições. Um dos exemplos dados foi o das crianças que estão em isolamento e que, por algum motivo, têm de se deslocar ao edifício central. Segundo Jorge Pires, as crianças são transporta­das ao frio e numa ambulância sem condições.

O mesmo representa­nte refe- riu que não há razão para não se aproveitar o projeto de construção do novo centro pediátrico do Hospital de São João contratual­izado pelo anterior Governo. E lembrou que há um contrato assinado que não caducou, obras iniciadas e um projeto que pode ser adaptado às novas exigências.

Jorge Pires alertou também os deputados que o despacho do Governo que autoriza os procedimen­tos concursais faz tábua rasa do contrato em vigor, e que isso é “delapidar” os 700 mil euros já investidos e “condenar as crianças a mais cinco anos de internamen­tos em condições de risco”.

 ??  ?? Jorge Pires (à esq.) denunciou no Parlamento as más condições de assistênci­a aos menores internados em contentore­s
Jorge Pires (à esq.) denunciou no Parlamento as más condições de assistênci­a aos menores internados em contentore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal