Correio da Manha

Divisões bloqueiam governo

TENSÃO r ERC recusa manter voto delegado dos políticos detidos e deixa separatist­as sem maioria

- F. J. GONÇALVES* COM AGÊNCIAS

Oseparatis­mo catalão está numa encruzilha­da causada por divisões internas. A Esquerda Republican­a da Catalunha (ERC) recusou continuar a desafiar a Justiça espanhola e negou apoio ao Juntos pela Catalunha (JuntsXCat), do presidente Quim Torra, na insistênci­a em manter a delegação de voto para os deputados separatist­as presos ou exilados. Este facto deixou o bloco separatist­a sem maioria parlamenta­r, o que pode precipitar a queda do governo e novas eleições.

A recusa de apoio da ERC deixou sem direito de voto os de-

CISÃO ENTRE ALIADOS SEPARATIST­AS PODE PRECIPITAR ELEIÇÕES

putados do JuntsXCat Carles Puigdemont, exilado em Bruxelas, e os detidos Jordi Turull, Josep Rull e Jordi Sànchez, a que se soma Toni Comín, da ERC, também exilado. Estes cinco votos retiraram a maioria aos separatist­as. O que isso implica fic o u c lar o t e r ç a- fe ir a, no chumbo de três propostas. A primeira visava reiterar o direito da Catalunha à autodeterm­inação; a segunda reprovava o Rei Felipe VI; e uma terceira frisava a existência “de perseguiçã­o política” na Catalunha.

As medidas ficaram inviabiliz­adas porque as votações tiveram um empate a 65 votos entre separatist­as e bloco opositor, formado por socialista­s, Partido Popular, Cidadãos e Catalunha em Comum - Podemos. Acontece que este empate passa a ser norma, pois JuntsXCat e ERC, bloco do governo, somaram 66 deputados nas eleições de dezembro, num hemiciclo de 135 lugares. Mas o fim da delegação de voto dos cinco separatist­as reduz o número a 61. Neste cenário, nem o apoio continuado dos quatro deputados da CUP, formação separatist­a de extrema-esquerda que se distanciou do governo, bastaria para garantir os 68 votos da maioria absoluta.

 ??  ?? Divisões no bloco separatist­a deixam o governo de Torra na corda bamba
Divisões no bloco separatist­a deixam o governo de Torra na corda bamba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal