Correio da Manha

Consulta pública está pronta para arrancar

PARECER r ERC enviou a sua posição sobre regulament­o e caderno de encargos para o Governo a 2 de outubro ANÁLISE r Executivo tem de decidir se mantém versão original ou se faz alterações

- HUGO REAL

Uma semana antes do final do prazo legal (que terminava a 9 de outubro), a Entidade Reguladora para a Comunicaçã­o Social (ERC) enviou para o Governo o seu parecer sobre o projeto de regulament­o e caderno de encargos dos dois novos canais para a Televisão Digital Terrestre.

Ao CM, a ERC confirma que “aprovou o parecer a 2 de outubro e que o enviou ao Ministério da Cultura”, recusando “adiantar quaisquer informaçõe­s” sobre o que diz no documento, até porque o mesmo só será publi- cado “quando o Ministério terminar do seu lado o processo”.

Agora, o Executivo tem de decidir se modifica ou mantém os documentos originais antes de os colocar em consulta pública, o que deverá acontecer muito em breve. Só quando for lançada a consulta, é que o mercado saberá pormenores sobre as duas licenças, assim como os critérios que o Governo definiu para as atribuir (uma competênci­a que caberá à ERC).

Contudo, como o CM revelou a 4 de setembro, o Executivo quer reforçar a TDT com um canal informativ­o e um de desporto.

Finda a consulta pública, será preparada a portaria com o regulament­o e o caderno de encargos definitivo­s. Após ser publicada em Diário da República, e tendo em conta os prazos do processo do quinto canal, esta deverá entrar em vigor em dezembro, com as candidatur­as a durarem quase dois meses. Ou seja, em fevereiro a ERC deverá proceder ao ato de abertura das candidatur­as. As licenças só devem ser emitidas em julho.

ATRIBUIÇÃO DE LICENÇAS SÓ DEVERÁ ACONTECER EM JULHO DO PRÓXIMO ANO

 ??  ?? Depois do parecer da ERC, o Governo tem de decidir se mantém o regulament­o e caderno de encargos ou se faz ajustes
Depois do parecer da ERC, o Governo tem de decidir se mantém o regulament­o e caderno de encargos ou se faz ajustes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal