Correio da Manha

DIFICULDAD­ES EM ASSUMIR-SE

CATÓLICA r A atriz sempre soube que era lésbica, mas a religião impedia-a de o revelar mais cedo CASAMENTO r Deu o nó com ex-diretora de Programas da SIC Gabriela Sobral por causa dos tratamento­s de fertilidad­e

- ISABEL LARANJO

Foram anos e anos de muito sofrimento para Inês Herédia. A atriz, de 28 anos, contou à revista ‘Caras’ que soube, quase desde sempre, que era lésbica. Contudo, só há cinco anos resolveu assumir a sua orientação sexual. Areligião pesou: “Não foi fácil assumir-me. Sou católica e não percebia porque tinha nascido assim”.

Grávida de seis meses, dos gémeos Luís e Tomás, e casada com Gabriela Sobral, de 53 anos, a atriz revelou ementrevis­ta que a oficializa­ção da relação, através do casamento, teve de ser feita para que pudessem começar os tratamento­s de fertilidad­e. “Legalmente, para se começar um processo de procriação medicament­e assistida entre duas mulheres ou dois homens, há uma série de parâmetros a cumprir. Um deles é que tem de se ser casado ou estar junto há uma série de anos”, explicou Inês Herédia. “E nós casámo-nos para começar os tratamento­s”, acrescento­u. Gabriela Sobral, a ex-diretora de Programas da SIC, é ainda elogiada pela mulher com quem está casada há oito meses. Inês conta que escreveu o tema ‘Voltei a respirar’ após ter terminado uma relação “tóxica”, em que emagreceu bastante e teve de se sujeitar a vários exames médicos. Garante, na mesma entrevista, que estava “num buraco” e que ‘Gabi’ foi a sua salvação: “Até que me surge uma pessoa que me puxa para cima e voltei a respirar”. Uma canção que, no seu entender, foi uma espécie de profecia, por falar em casamento. “É a nossa música, foi a ‘Gabi’ que me devolveu o fôlego”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal