Correio da Manha

PINHO CRIA OFFSHORE 4 DIAS ANTES DE NOMEAÇÃO

DATAS r Auto de inquirição a Salgado revela que governante constituiu a Tartaruga Foundation logo antes da posse como ministro LUVAS r Sociedade no Panamá recebeu as verbas pagas pelo GES

- ANTÓNIO SÉRGIO AZENHA NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Quatro dias antes de tomar posse como ministro da Economia, no Governo de Sócrates, Manuel Pinho criou uma offshore no Panamá, a Tartaruga Foundation, para, segundo o Ministério Público (MP), receber subornos do Grupo Espírito Santo (GES). No total, enquanto foi ministro, Pinho terá recebido do GES mais de 1,2 milhões de euros. Deste valor, 500 mil euros terão sido pagos dois meses após ter iniciado funções no Governo, revela o auto de inquirição a Ricardo Salgado.

A Tartaruga Foundation foi constituíd­a a 8 de março de 2005. Pinho tomou posse como ministro a 12 de março de 2005. A proximidad­e nas datas é um dos argumentos apresentad­os pelo MP no auto de inquirição a Salgado, realizado a 2 de outubro no âmbito do caso EDP, para referir eventuais subornos do banqueiro a Pinho, em troca de decisões favoráveis ao GES.

No auto de inquirição a Salgado, que o CM consultou, os procurador­es afirmam: “Quando Manuel Pinho foi escolhido, no início de março de 2005, para ocupar o cargo de ministro da Economia, Ricardo Salgado prometeu-lhe a continuaçã­o do recebiment­o do montante mensal de 14 963 euros que lhe vinha sendo transferid­o pela ES Enterprise­s [offshore suspeita de ser um saco azul do GES] desde 2002 e para o que Manuel Pinho criou uma nova sociedade no Panamá (quatro dias antes de tomar posse como ministro), a Tartaruga Foundation.”

Enquanto foi ministro Pinho terá recebido verbas do GES de duas vias: umaprestaç­ão mensal de 14 963 euros por mês transferid­a pela ES Enterprise­s para as offshores Masete II e Tartaruga Foundation e 500 mil euros, em11 de maio de 2005. Ainquiriçã­o a Salgado revela que este banqueiro terá feito quatro promessas a Pinho quando este, no início de 2005, foi escolhido para o cargo de ministro da Economia.

INQUIRIÇÃO REVELA QUE O BANQUEIRO TERÁ FEITO 4 PROMESSAS A PINHO

 ??  ?? Manuel Pinho foi ministro da Economia de março de 2005 até julho de 2009. Está agora sob suspeita da Justiça
Manuel Pinho foi ministro da Economia de março de 2005 até julho de 2009. Está agora sob suspeita da Justiça
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal