Correio da Manha

Extrema-direita consegue mais força

DESCIDA r Partido aliado de Angela Merkel perdeu a maioria parlamenta­r PROVA DE FOGO r Analistas consideram eleições um teste para a chanceler

- RITA F. BATISTA* COM AGÊNCIAS

AUnião Social-Cristã (CSU), partido bávaro aliado de Angela Merkel, perdeu a maioria no parlamento regional mas manteve-se como a força mais votada nas eleições de ontem, na Baviera. A extrema-direita cresceu significat­ivamente.

Segundo as sondagens divulgadas pelo jornal alemão ‘Der Spiegel’, a CSU obteve 37,3% dos votos, uma perda de 10 pontos percentuai­s relativame­nte a 2013 e a votação mais

ALIADA-CHAVE DE ANGELA MERKEL VERIFICA UMA QUEDA HISTÓRICA A PIQUE

baixa desde os anos 1950. A aliada-chave da chanceler alemã registou assim uma queda a pique histórica: o partido ficou bastante longe da maioria absoluta das eleições anteriores.

O Partido Social-Democrata (SPD), também membro da atual coligação do governo federal, desceu para quase metade o seu peso no parlamento, com apenas 10% dos votos.

Do outro lado da balança ficaram Os Verdes, com cerca de 17,7% dos votos, e o partido de extrema-direita Alternativ­a para a Alemanha (AfD), que obteve 10,3%. O AfD deverá, assim, entrar pela primeira vez no Landtag, uma assembleia representa­tiva com autoridade legislativ­a, uma vez que, para tal acontecer, seria necessário reunir 5% dos votos.

Apesar de serem eleições regionais, estão a captar a atenção de todo o país, e até do Mundo, já que os analistas as consideram um teste decisivo ao governo de Merkel.

 ??  ?? Eleições regionais trouxeram reviravolt­a nas cadeiras do Parlamento
Eleições regionais trouxeram reviravolt­a nas cadeiras do Parlamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal