Correio da Manha

DEPUTADO VOLTA A ASSINAR E SAI DA SALA

REUNIÃO r Secretário- geral do PSD foi à Comissão Eventual para o Reforço da Transparên­cia só para marcar presença LÍDER r Rio mantém apoio: “As minhas palavras não são como os iogurtes”

- SALOMÉ PINTO/JOÃO FERREIRA

Não há duas sem três e o secretário-geral do PSD segue o ditado à risca. Depois das duas falsas presenças em plenário, ontem José Silvano voltou a ausentar-se, mas não sem antes deixar a assinatura. Rui Rio, líder do PSD, mantém a confiança política em Silvano: “As minhas palavras não são como os iogurtes.”

Desta vez, Silvano entrou numa reunião da Comissão Eventual para o Reforço da Transparên­cia, da qual é coordenado­r do PSD, só para assinar o livro de ponto, saindo sem sequer se sentar. “O que deixa uma marca difícil de apagar”, revela uma fonte do PSD ao CM.

Questionad­o pela Lusa sobre os motivos da ausência, o deputado disse que esteve a fazer trabalho político, sem mais. Ao CM, o deputado laranja Duarte Marques defendeu Silvano, explicando que tinham “àquela hora uma reunião para debater pontos do Orçamento”. Depois desabafou que “o que se está passar quanto ao uso da palavra-passe é uma situação triste e desagradáv­el ”. No interior do partido há ainda quem admita a “situação de fragilidad­e em que se encontra Silvano”, afirmando que lhe “falta autoridade ética e política”. Os mais radicais, apoiantes de Passos Coelho, consideram que já se atingiu o “limite”. “Rui Rio falou em banho de ética mas não dá exemplo”, diz uma fonte. Mas “se Silvano cair, Rio dificilmen­te terá alguém para o substituir”, contrapõe um deputado.

Depois de o Parlamento ter confirmado que alguém usou a palavra-passe de Silvano para marcar a presença em plenário, Rio reafirmou na Finlândia que as suas palavras “não são como os iogurtes que têm validade de 30 dias”. “As minhas têm validade mais prolongada, só se alteram quando se alteram as circunstân­cias ”, mantendo a confiança em José Silvano. O CM apurou que no Parlamento circulam dois nomes de deputados que poderão ter usado a palavra-passe de Silvano.

SILVANO NÃO DEU EXPLICAÇÕE­S SOBRE O EPISÓDIO

 ??  ?? Rui Rio, líder do PSD, acompanha à distância a polémica relativa ao secretário-geral. Rio está no congresso do PPE
Rui Rio, líder do PSD, acompanha à distância a polémica relativa ao secretário-geral. Rio está no congresso do PPE
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal