Correio da Manha

Remédio sob vigilância apertada da autoridade

DECISÃO r Espanha proíbe prescrição a turistas PORTUGAL r Notificado­s 11 casos em dez anos

- SÓNIA TRIGUEIRÃO

Oconsumo do analgésico metamizol magnésico, cujo o nome mais conhecido é o Nolotil, vai estar sob uma vigilância mais apertada em Portugal, segundo a Autoridade Nacional do Medicament­o (Infarmed). Em causa está o facto de, em Espanha, ter sido recomendad­a a restrição da sua prescrição e da venda a turistas, por ter sido associado à morte de 10 britânicos, desde

CONSUMO DE METAMIZOL MAGNÉSICO ULTRAPASSA AS 853 MIL CAIXAS

2006. Em agosto, a Agência Espanhola de Medicament­os e Produtos Sanitários (AEMPS) abriu uma investigaç­ão para determinar se pessoas oriundas do Norte da Europa estão ou não mais expostas aos efeitos colaterais deste remédio, mas não foi possível apurar esse fac- to a 100 por cento. Mesmo assim foi decidida a sua restrição.

Em Portugal, o consumo do remédio tem vindo a aumentar. Foram consumidas mais de 853 mil caixas em 2017. Ao CM, fonte do Infarmed disse que foram notificado­s ao sistema de farmacovig­ilância 1 1 c as os de agranuloci­tose (doença aguda do sangue) potencialm­ente associados ao metamizol, entre o período de 2008 a 2018. E que como há um a dois casos por ano “não se considera necessário efetuar qualquer ação no imediato”. O Infarmed refere que irá continuar a avaliar a situação, em coordenaçã­o com os restantes parceiros europeus.

 ??  ?? 1Espanha recomenda restrição da prescrição e venda 2Nolotil é uma das marcas mais conhecidas
1Espanha recomenda restrição da prescrição e venda 2Nolotil é uma das marcas mais conhecidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal