Correio da Manha

Guarda prisional morta por bala esquecida

FORMAÇÃO r Guarda de nidade de elite dos Serviços Prisionais terá falhado nos procedimen­tos de segurança ao passar a arma à vítima DEPOIMENTO r Ex- militar só falou à PJ ao final do dia

- MIGUEL CURADO/NELSON RODRIGUES NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Oformador de tiro responsáve­l pelo disparo acidental que matou a guarda prisional Carla Amorim, na cadeia de Paços de Ferreira, pertence ao Grupo de Intervençã­o e Segurança Prisional (GISP) –un idade de elited a Direçã o-Geral de Serviços Prisionais destinada a combater motins nas prisões – e tem uma longa carreira como formador.

O guarda principal Oliveira tem perto de 50 anos e está há 20 na guarda prisional. Já foi militar e integrou, por exemplo, o batalhão de paraquedis­tas, com missões na ex-Jugoslávia.

Eram 11h00 de terça-feira quando Oliveira e um colega iniciaram a aula enquadrada na ação de formação anual de tiro, ao grupo onde estava inserida a guarda Carla Amorim. Ao que o CM apurou, a ideia era explicar os procedimen­tos de segurança da arma, uma HK USP de calibre 9 mm (ver caixa). Depois de exemplific­arem a forma de introduzir e retirar o carregador, os formadores pediram a cada aluno para que repetissem a operação. A tragédia que tirou a vida a Carla Amorim ocorreu quando o guarda principal Oliveira quis passar a pistola HK à guarda prisional.

Pensando que a mesma estaria completame­nte descarrega­da, o formador carregou no gatilho. A pistola, no entanto, tinha uma bala na câmara. Colegas e o outro formador de Carla Amorim assistiram, incrédulos. A mulher, de 32 anos, foi atingida no peito e tombou inanimada.

Equipas médicas do hospital de Penafiel e os bombeiros de Paços de Ferreira foram chamadas de urgência para assistir Carla Amorim, mas a jovem natural de Baião acabou por morrer. Em choque, o guarda principal Oliveira só conseguiu explicar o sucedido ao final da tarde. Prestou depoimento, juntamente com o formador, na Polícia Judiciária. A ambos foi sugerido que entrassem em baixa clínica.

CARREGOU NO GATILHO, PENSANDO QUE ARMA ESTAVA DESCARREGA­DA

 ??  ?? 1Carla Amorim foi atingida com um tiro no peito. Tinha 32 anos2Tragé­dia aconteceu na carreira de tiro do Estabeleci­mento Prisional de Paços de Ferreira
1Carla Amorim foi atingida com um tiro no peito. Tinha 32 anos2Tragé­dia aconteceu na carreira de tiro do Estabeleci­mento Prisional de Paços de Ferreira
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal