Correio da Manha

RIO FOGE A SILVANO EM ALEMÃO

Deputado arrisca crime de peculato

- DIANA RAMOS/JOÃO MALTEZ* COM J.C.M.

Osecretári­o-geral do PSD arrisca uma investigaç­ão por peculato, falsificaç­ão de documento ou prestação de falsas declaraçõe­s se a Procurador­ia Geral da República optar por abrir um inquérito à suspeita de falsas presenças em plenário, segundo penalistas c o ns ult ado s pelo CM. O presidente do PSD, evitou falar da polémica, numa atitude de quase gozo aos jornalista­s portuguese­s, respondend­o às perguntas sobre Silvano em alemão (ver caixa).

Ontem José Silvano fez uma declaração pública na qual insistiu que não pediu a terceiros para registarem a sua presença no plenário, deixando suspeitas sobre outros deputados.

“No limite, podemos estar a falar de peculato, por apropriaçã­o indevida de bens”, dado que, visando a obtenção de um subsídio, foi avançada uma informação à Assembleia que não correspond­e à verdade. Podemos também estar perante “um crime de falsificaç­ão de documentos porque se está a promover uma declaração de presença que é falsa ”, diz umpen alista, posição queécorrob­orad apela maioria dos juristas consultado­s pelo CM. Há outros dois juristas que admitem poder estar em causa “o crime de prestação de falsas declaraçõe­s”. Ainda as- sim, nos crimes de falsificaç­ão os penalistas lembram que tem “de haver uma intenção de dolo específico ou benefício próprio”. Há um jurista que, dentro dos crimes de falsificaç­ão, é mais específico, ao apontar o crime de “falsificaç­ão de notação técnica”.

Ontem, numa declaração sem direito a perguntas, Silvano disse que quer uma investigaç­ão do caso pela PGR, e sublinhou que não pediu a ninguém que registasse a sua presença. “Não registei a minha presença, não mandei ninguém registar, não auferi qualquer vantagem”, disse o secretário-geral do PSD, para depois acrescenta­r que “quem não deve, não teme”.

DEPUTADO DISSE ONTEM QUE QUER VER O CASO INVESTIGAD­O PELA PGR

 ??  ??
 ??  ?? José Silvano participou ontem na comissão de Orçamento e Finanças. À tarde fez uma declaração sem direito a perguntas
José Silvano participou ontem na comissão de Orçamento e Finanças. À tarde fez uma declaração sem direito a perguntas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal