JUIZ APA­GA TEIA DA MÁ­FIA DO SAN­GUE

OPE­RA­ÇÃO MARQUÊS IVO RO­SA RE­CU­SA EMAILS DA IN­VES­TI­GA­ÇÃO A LALANDA

Correio da Manha - - Primeira Página - TÂNIA LARANJO

CON­VER­SAS de ex-pa­trão de Só­cra­tes não tran­si­tam de pro­ces­so

Não vai ser fá­cil a con­vi­vên­cia en­tre o juiz Ivo Ro­sa e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, no pro­ces­so Marquês. O pri­mei­ro pe­di­do de Ro­sá­rio Teixeira foi ne­ga­do e o ma­gis­tra­do le­vou al­gu­mas ‘li­ções’ da for­ma co­mo Ivo Ro­sa vê o Di­rei­to. A guer­ra es­tá aber­ta, de­pois de o juiz de instrução ter re­cu­sa­do li­mi­nar­men­te que os emails apre­en­di­dos na Oc­taphar­ma a Pau­lo Lalanda de Cas­tro, ex-pa­trão de Só­cra­tes - e ou­tros três qua­dros da em­pre­sa ‘tran­si­tas­sem’ pa­ra o pro­ces­so Má­fia do San­gue. Diz o juiz que se tra­ta de uma pro­va eva­si­va dos di­rei­tos, li­ber­da­des e ga­ran­ti­as e não é cla­ro na qua­li­da­de em que as pes­so­as vi­sa­das fo­ram al­vo de bus­cas. “Três nem se­quer eram sus­pei­tos”, diz o juiz.

“Uma pes­qui­sa in­for­má­ti­ca re­a­li­za­da sem o re­cur­so a um mo­tor de bus­ca, ou se­ja sem um ob­je­to con­cre­to, tem um ele­va­do po­ten­ci­al de se trans­for­mar num ‘fishing ex­ped­ti­on’”, diz o juiz, que fa­la de­pois da pon­de­ra­ção so­bre “a ne­ces­si­da­de, ade­qua­ção e pro­por­ci­o­na­li­da­de” do uso da­que­le meio de pro­va em pro­ces­sos-cri­me.

Ivo Ro­sa diz mais: que Car­los Alexandre de­ve­ria ter res­ti­tuí­do as con­ver­sa­ções ele­tró­ni­cas aos qua­tro en­vol­vi­dos, de­pois de ve­ri­fi­car que as mes­mas não eram re­le­van­tes pa­ra o ca­so Marquês. Não per­ce­be por­que é que Ro­sá­rio Teixeira quer que as mes­mas se­jam ago­ra en­vi­a­das pa­ra o pro­ces­so Má­fia do San­gue - Lalanda de Cas­tro e Cu­nha Ri­bei­ro che­ga­ram a ser pre­sos nes­se se­gun­do ca­so - por­que não fo­ram apre­en­di­das no âm­bi­to da­que­le pro­ces­so.

MA­GIS­TRA­DO DIZ QUE AS BUS­CAS FO­RAM FEI­TAS SEM OB­JE­TO CON­CRE­TO

CHA­MA­DAS DE ATEN­ÇÃO DO JUIZ QUE NÃO SE EN­TEN­DE COM O MP

1Só­cra­tes ar­ras­tou o seu ex-pa­trão na Oc­taphar­ma pa­ra o pro­ces­so Marquês

2Ivo Ro­saes­tá em guer­ra com o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co há vá­ri­os anos. Já man­da re­ca­dos

San­tos Sil­va co­me­çou a ser in­ves­ti­ga­do no ca­so Mon­te Bran­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.