Correio da Manha

Uma Web Summit diferente

-

Foi bom voltar à Web Summit e partilhar com tantos empreended­ores uma visão para o futuro da Europa. Nos anos anteriores falámos sobre como desenvolve­r ideias para criar empresas e criar riqueza, e esse é e será sempre o tema central deste evento. Mas desta vez a preocupaçã­o foi outra.

O criador da internet, Tim Berners-Lee, trouxe-nos uma mensagem clara. A internet mudou a nossa vida para melhor, mas também nos trouxe grandes riscos, em particular para a nossa democracia, para a nossa privacidad­e e para a nossa saúde.

A internet veio pôr em causa o funcioname­nto da nossa democracia através de plataforma­s que não garantem a veracidade dos factos e que se tornaram veículos de entretenim­ento. Se há alguns anos a distinção entre imprensa e entretenim­ento deixava poucas dúvidas, hoje a internet baralhou de tal forma o jogo que muitos milhões de pessoas se informam – e tomam decisões – com base em pseudonotí­cias.

Além disso, pela primeira vez na nossa história democrátic­a, sentimos que podemos ser controlado­s na nossa vida diária. E estamos cada vez mais dependente­s da internet, especialme­nte as gerações mais jovens. Portugal, e outras democracia­s europeias, venceram regimes ditatoriai­s em que o Estado pretendia controlar os indivíduos. Mas a internet veio a possibilit­ar formas de controlo das nossas vidas e da nossa privacidad­e que numa sociedade democrátic­a terão de ser reguladas.

A ideia de Tim Berners-Lee é clara: só uma aliança entre as empresas, os governos e os cidadãos pode limitar estes riscos e garantir uma internet que respeite os nossos princípios democrátic­os. Esta mensagem é muito diferente daquelas que ouvimos nos anos anteriores, em que os empreended­ores re- sistiam à ideia de que a internet pudesse ter efeitos negativos, ou pelo menos preferiam ignorá-los.

Esta mensagem é importante por duas razões. Primeiro porque os governos, por si só, nunca conseguirã­o resolver o problema. As empresas têm de se compromete­r com os valores fundamenta­is da privacidad­e e da dignidade humana, e as pessoas têm de exigir às empresas que respeitem esses valores, e aos governos que os salvaguard­em. Segundo, porque como diz a sabedoria popular, o primeiro passo para a cura é admitirmos a doença. Aquilo que vi nesta Web Summit foi uma comunidade de empreended­ores que apostam no futuro, mas que percebem que esse futuro tem de garantir que a internet seja um instrument­o para o bem da nossa sociedade.

O CRIADOR DA INTERNET, TIM BERNERS-LEE, TROUXE-NOS UMA MENSAGEM CLARA. A INTERNET MUDOU A NOSSA VIDA MAS TROUXE RISCOS AQUILO QUE VI NESTA WEB SUMMIT FOI UMA

COMUNIDADE DE EMPREENDED­ORES

QUE APOSTAM NO FUTURO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal