Correio da Manha

TRADIÇÃO PISCATÓRIA

PALHEIROS DOS PESCADORES CONTAM PARTE DA HISTÓRIA

-

LOCALIZADA NA CIDADE DE OVAR, A FREGUESIA DE ESMORIZ É UM VERDADEIRO PARAÍSO À BEIRA-MAR. Trata-se de uma tradiciona­l povoação piscatória, onde hoje em dia podemos ainda encontrar muitos vestígios de outros tempos. A zona mais procurada é, sem dúvida alguma, a Barrinha de Esmoriz. É lá que existe uma praia, precisamen­te com o mesmo nome, e é um dos destinos prediletos para os a mantes de su rf e bodyboard.

Foi também na zona da Barrinha que recentemen­te foram construído­s os passadiços, que contam com um total de oito quilómetro­s, e que fazem a ligação até à lagoa de Paramos. Este local revela um tesouro natural que até então parecia estar adormecido, sendo possível ver muitas espécies protegidas como é o caso da garça-real, o lagostim vermelho, o rouxinol bravo ou a lampreia de riacho.

O Parque Natural do Buçaquinho é também outro dos motivos pelos quais se deve visitar Esmoriz. Faz a ligação a Cortegaça, também no concelho de Ovar, e possui um total de 24 hectares. Conta com um pinhal, seis lagoas, um parque infantil e, ainda, um jardim de plantas aromáticas. É um espaço ideal para a prática de atividades desportiva­s e possui ainda torres de observação de aves e uma cafetaria. No verão decorrem também ali vários concertos intimistas.

Um outro ponto de interesse em Esmoriz são os palheiros, que foram edificados na praia Velha, no início do século XX. Trata-se de construçõe­s em madeira que serviam de habitação aos pescadores e às suas famílias. Alguns dos palheiros já têm algumas alterações, fruto de obras de conservaçã­o que foram sofrendo ao longo do tempo.

A história de Esmoriz é também bem retratada no Museu da Tanoaria. Está integrado na Tanoria ‘Farramenta’, que desde 1912 se dedica a fabricar os barris onde depois é colocado o vinho. Neste museu é possível assistir a todo o processo de produção.

Esta localidade tem também pontos de interesse a nível religioso, como é o caso da capela da Praia. Foi construída em 1894 a 170 metros do mar, sendo alvo de obras em 1941. É conhecida pelas festas em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem e do Senhor dos Aflitos. O centro da freguesia é também um sítio a visitar, remontando as suas origens à ocupação romana.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal