Correio da Manha

ANTÓNIO COSTA DIZ SER CONTRA AS CORRIDAS DE TOUROS MAS DEFENDE A OPINIÃO DE CADA UM.

TOLERÂNCIA r Primeiro- ministro diz-se contra os espetáculo­s tauromáqui­cos mas defende a liberdade de cada um e considera que um referendo sobre esta matéria seria “extemporân­eo”

- ANA MARIA RIBEIRO

António Costa respondeu a Manuel Alegre: o histórico socialista tinha-lhe escrito uma carta aberta, em defesa da tourada, e o primeiro-ministro respondeu do mesmo modo, dizendo-se contra as corridas de touros, mas defendendo, neste assunto, a opinião de cada um.

“Como homem de Liberdade, tem de respeitar os cidadãos que, como eu, rejeitam a tourada como manifestaç­ão pública de uma cultura de violência ou de desfruto do sofrimento animal”, escreveu António Costa a Alegre, acrescenta­ndo que o “choca” que a estação pública exiba touradas, mas que “não ocorre proibir a sua transmissã­o”. Da mesma forma, adiantou que prefere “conceder a cada município a liberdade de permitir ou não a realização de touradas no seu território à pura e simples proibição legal”, consideran­do “extemporân­eo um referendo sobre a matéria”.

A discussão foi suscitada pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, que anunciou na semana passada querer manter em13% a taxa do IVA cobrado às corridas de touros, enquanto reduz a de outros espetáculo­s. Manuel Ale- gre considera que a medida atenta contra “o pluralismo, a tolerância, o respeito pela opinião do outro” e pediu a Costa, que enquanto autarca deu a Medalha da Cidade ao forcado José Luís Gomes, que interce- desse a favor da tauromaqui­a. Também aqui o primeiro-ministro respondeu à letra. “Será ilegítimo distinguir entre diferentes géneros de espetáculo­s? Não”, escreveu, mostrando estar ao lado da nova ministra.

MANUEL ALEGRE PEDIU NÃO DISCRIMINA­ÇÃO DA TOURADA NO IVA

 ??  ?? 1Enquanto autarca, Costa homenageou o cabo dos forcados amadores de Lisboa 2Medalha da Cidade para José Luís Gomes, em 2010
1Enquanto autarca, Costa homenageou o cabo dos forcados amadores de Lisboa 2Medalha da Cidade para José Luís Gomes, em 2010

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal