Correio da Manha

Bloco de Governo

- Luciano Amaral Professor Universitá­rio

Parece que a XI Convenção do Bloco de Esquerda (BE) foi percorrida por um frémito: o de que o partido se aproxima do Governo. Francisco Louçã citou o grande Buzz Lightyear, apontando para “o infinito e mais além”, Mariana Mortágua avisou o mundo de que ela e os “camaradas” estavam “prontos” para isso e Pedro Filipe Soares invocou “o sonho de governar o nosso país”. Se fossemos aplicar o estilo de discussão típico do BE, talvez devêssemos gritar aos quatro ventos: cuidado, vêm aí os comunistas! Vendo bem, o BE é um agregado de partidos que arrasta o lastro histórico de algumas das mais horrorosas experiênci­as totalitári­as de sempre.

Mas não vale a pena adoptar o mesmo estilo amedrontad­or, que é bastante desagradáv­el, até porque o que se está passar é outro clássico político da esquerda: o da cooptação para a forma democrátic­a da esquerda radical pela esquerda moderada. O grande papel histórico do Partido Socialista (e partidos do seu género) tem sido o de converter irredutíve­is esquerdist­as em bons democratas: de Mário Soares aos últimos dissidente­s comunistas, passando por Ferro Rodrigues ou Jorge Sampaio, gerações e gerações de radicais passaram pela máquina processado­ra da esquerda moderada. Bem pode o BE gritar contra o PS, que a gente percebe tratar-se de uma rábula. Na verdade, o BE anseia por normalidad­e, com muita gente do PS a servir de sherpa.

Resta saber se a linha oficial agora adoptada passa pelo crivo dos eleitores. Na Convenção, muitos militantes desalinhad­os expressara­m horror pela deriva “pequenobur­guesa” da actual direcção. Só as eleições dirão se serão estes os que estão em maior número, levando a um êxodo de eleitores tradiciona­is do BE, que colocarão a pergunta fatal: se é para sermos iguais ao PS, porque não votar no original? Os dados foram lançados; agora, é ver qual o resultado quando pararem de rodar.

BEM PODE O BE GRITAR CONTRA O PS, QUE A GENTE PERCEBE TRATAR-SE DE UMA RÁBULA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal