Correio da Manha

Pai e filho de Menezes receberam 2 milhões

SUSPEITAS Dinheiro, com origem numa offshore nos EUA, serviu para comprar apartament­o na Foz

- DÉBORA CARVALHO

Opai e um dos filhos de Luís Filipe Menezes receberam quase dois milhões de euros de uma offshore sedeada nos Estados Unidos quando este era presidente da Câmara de Gaia. O Ministério Público arquivou o processo, no qual consta esta informação, em julho, por falta de provas, noticiou o ‘Público’. Menezes escreveu ontem nas redes sociais que foi uma “bela manhã de outono para sentir o estertor da maldade e da mentira”.

O dinheiro foi enviado em duas transferên­cias bancárias a partir da sociedade Longe Company LLC, sediada nos Estados Unidos, para uma conta BCP, na sucursal offshore de Macau. O dinheiro acabou por ser enviado para Portugal e usado para comprar um luxuoso apartament­o na Foz, no Porto, onde vive Luís Filipe Menezes.

O apartament­o, no último piso do edifício Living Foz, foi comprado em 2012 pelo pai do político. Três meses depois, e através de uma permuta, o pai do ex-presidente do PSD trocou de casa com o filho. No processo do DIAP do Porto, por suspeitas de corrupção, os investigad­ores descobrira­m que o dinheiro saiu da offshore em 2008 com destino à conta do pai de Menezes. Antes, os dois milhões ainda passaram por uma conta do advogado Amorim Pereira (dire- tor financeiro da campanha de Menezes à Câmara do Porto em 2013). O dinheiro, com origem na offshore nos EUA, chegou a Portugal depois de ser regulariza­do no 3º Regime Excecional de Regulariza­ção Tributária.

 ??  ?? Luís Filipe Menezes argumentou ao ‘Público’ que o dinheiro era do pai
Luís Filipe Menezes argumentou ao ‘Público’ que o dinheiro era do pai
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal