Correio da Manha

Sepultura no passeio de um cemitério lotado

- ANA SILVA MONTEIRO / / SECUNDINO CUNHA

OCemitério Municipal de Vila Verde atingiu a capacidade máxima e, na semana passada, a última campa acabou mesmo por ser colocada num passeio calcetado no interior do espaço, próximo das outras campas. O problema é conhecido desde abril e a autarquia está em negociaçõe­s com os proprietár­ios dos terrenos adjacentes de maneira a conseguir realizar obras no local.

TERRENO ATINGIU O MÁXIMO EM ABRIL. HÁ GAVETÕES, UMA OPÇÃO POUCO USADA

“A essa campa, damos a mesma dignidade que damos às outras. Por isso mesmo vamos reconfigur­ar o passeio, que passará a ter uma fileira de sepulturas”, disse ao CM Patrício Araújo, vereador da Câmara de Vila Verde, admitindo que o cemitério está lotado.

Apesar de os lugares em terra serem poucos ou nenhuns, existem gavetões disponívei­s para o efeito. “Existem lugares. Temos gavetões disponívei­s, as pessoas é que preferem sepultar em terra. Esta situação é provisória e, até solução definitiva, estas campas vão ter a mesma dignidade que as outras. Agora, vamos maximizar o espaço e dessa maneira dar a resposta necessária à população”, ga- rantiu o vereador.

O cemitério está situado à entrada da vila e já atingiu a capacidade máxima há vários meses. A população está apreensiva, mas tem reagido com serenidade a este problema. As obras para alargar o cemitério são urgentes, no entanto, ainda não existem datas para o arranque desses trabalhos de requalific­ação. “As obras de alargament­o vão ser realizadas assim que sejam concluídas as negociaçõe­s com os proprietár­ios dos terrenos que ficam ao lado do cemitério”, explicou ainda Patrício Araújo.

 ??  ?? Falta de espaço no cemitério Municipal de Vila Verde levou a que a última sepultura fosse colocada neste local
Falta de espaço no cemitério Municipal de Vila Verde levou a que a última sepultura fosse colocada neste local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal