TRÊS CAN­DI­DA­TOS, EN­TRE ELES UMA MU­LHER, DIS­PU­TAM HO­JE A SU­CES­SÃO DA CHAN­CE­LER AN­GE­LA MER­KEL.

CON­GRES­SO r Fri­e­dri­ch Merz, que pre­ten­de vi­rar o par­ti­do mais à direita pa­ra com­ba­ter o AfD, e An­ne­gret Kramp-Kar­ren­bau­er, vis­ta por mui­tos co­mo uma ‘clo­ne’ de Mer­kel, são os fa­vo­ri­tos

Correio da Manha - - Opinião - RICARDO RA­MOS* COM AGÊNCIAS

AU­nião Cris­tã-De­mo­cra­ta ale­mã (CDU) ele­ge ho­je o su­ces­sor de An­ge la Mer­kel à fren­te do par­ti­do e o pro­vá­vel can­di­da­to dos con­ser­va­do­res às eleições le­gis­la­ti­vas de 2021. A es­co­lha es­tá a car­go dos 1001 de­le­ga­dos pre­sen­tes no con­gres­so do par­ti­do em Ham­bur­go, mui­tos dos quais ain­da es­tão in­de­ci­sos so­bre qual dos três can­di­da­tos que se apre­sen­ta­ra­méom ai sin­di­ca­do pa­ra her­dar o pe­sa­do man­to de Mer­kel.

Em­bo­ra o seu no­me pou­co di­ga a quem es­tá fo­ra da Ale­ma- nha, Fri­e­dri­ch Merz, An­ne­gret Kramp-Kar­ren­bau­er e Jehns Spahn não são pro­pri­a­men­te des­co­nhe­ci­dos pa­ra os mi­li­tan­tes da CDU. Merz é um ve­lho ri­val de Mer­kel, que foi derrotado por es­ta nas eleições pa­ra a li­de­ran­ça da CDU em 2002, aban­do­nou a po­lí­ti­ca em 2009 e fez for­tu­na no setor pri­va­do. É o pre­fe­ri­do de ‘ba­rões’ co­mo Wolf­gang Schäuble, que quer le­var o par­ti­do mais pa­ra a direita e en­du­re­cer as po­lí­ti­cas de imi­gra­ção pa­ra rou­bar vo­tos à AfD (extrema-direita).

Já Kramp-Kar­ren­bau­er é a pro­te­gi­da de Mer­kel e por mui- tos con­si­de­ra­da co­mo um au­tên­ti­co‘ clo­ne’ da atu­al­chanc eler. Antiga che­fe do go­ver­no re­gi­o­nal do S ar­re, li­de­ra as son­da­gens eéa­op­çãom ais bem vis­ta por aque­les que de­fen­dem a ma­nu­ten­ção da ‘gran­de co­li­ga- ção’ com os so­ci­al-de­mo­cra­tas.

Spahn é o atu­al mi­nis­tro da Saúde e um dos prin­ci­pais crí­ti­cos da po­lí­ti­ca de imi­gra­ção de ‘por­tas aber­tas’ de Mer­kel. Es­tá em úl­ti­mo lu­gar nas son­da­gens.

NO­VO LÍ­DER DA CDU SE­RÁ O CAN­DI­DA­TO DO PAR­TI­DO NAS ELEIÇÕES DE 2021

Os can­di­da­tos à su­ces­são de An­ge­la Mer­kel na CDU: Fri­e­dri­ch Merz, An­ne­gret Kramp-Kar­ren­bau­er e Jehns Spahn

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.