Correio da Manha

ENGENHEIRO TEVE ALTA PSIQUIÁTRI­CA ANTES DE ASSASSINAR­A MULHER

CM MOSTRA ROSTOS DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM 2018

- SÉRGIO A. VITORINO

Internado compulsiva­mente em psiquiatri­a em meados de novembro, primeiro em Lisboa e depois em Vila Franca de Xira, Daniel Santos, o psicótico que sexta-feira matouamulh­er à facada em Azambuja, era um “fator de perigo para bens de natureza pessoal e patrimonia­l”, soube dos peritos emsaúde mental o juiz do Tribunal Criminal de Lisboaque, dia16, manteve o homemhospi­talizado de urgência.

No despacho, a que o CM teve acesso, é citado o relatório do Centro Hospitalar Psiquiátri­c ode Lisboa. Daniel, 42 anos, apresentav­a “quadro psicótico caracteriz­ado por delírio persecutór­io e envenename­nto, não apresentan­do crítica para a doença e recusando tratamento/internamen­to”. O homem acreditava que amulher, Sandra, 41, o traía e lhe metia veneno de ratos no tabaco, em conluio com a sogra. A GNR da Azambuja recebeu a ordem, dia 16, paranotifi­car Sandra

do internamen­to. No dia 22 o Tribunal de Alenquer, já com o caso por ser daárea de residência, deu 5 dias ao hospital para nova avaliação por dois psiquiatra­s que não os que fizeram o internamen­to de urgência. E no dia 26 o juiz de Alenquer remeteu à GNR novo despacho paraSandra, com um prazo de 5 dias para esta requerer “o que tiver por convenient­e” emrelação a Daniel. Apesar de todos os riscos, o homem teve alta clínica, em circunstân­cias ainda por apurar. Os té c nic o s de saúde e a Justiça soltaram-no e ele voltou para casa. Psicótico, às 22h50 de quinta-feira, foi à GNR da Azambuja queixar-se de violência doméstica: tinha dores no peito porque a mulher o envenenava. Sexta à tarde, sabendo dadoençame­ntal do homem, a GNR foi à moradia ver como Sandra estava. Daniel foi levar os dois filhos do casal, de 8 e 12 anos, à avó e no regresso matouamulh­er comvárias facadas quando esta fazia o jantar.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? tos,
tos,
 ??  ??
 ??  ?? 1Sandra Fonseca Santos tinha 41 anos 2Daniel Sano homicida, de 42 anos 3Crime ocorreu na Azambuja
1Sandra Fonseca Santos tinha 41 anos 2Daniel Sano homicida, de 42 anos 3Crime ocorreu na Azambuja

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal