Correio da Manha

FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES QUER PASSAR PARTE DO SEU ARQUIVO PARA A TORRE DO TOMBO.

CUSTOS r Em crise financeira há anos, a administra­ção tenciona passar parte do arquivo à sua guarda para a Torre do Tombo DIFICULDAD­E r Alguns dos depositant­es poderão não concordar

- ANA MARIA RIBEIRO

Já antes da morte do ex-presidente da República se começou a falar das dificuldad­es crescentes da Fundação Mário Soares (FMS). Em 2016 a instituiçã­o registou um saldo negativo de cerca de 280 mil euros e no ano passado o número chegou aos 388 mil euros. Só em 2017, ano da morte de Soares, os subsídios à FMS caíram de 316 mil para 175 mil euros. A EDP, por exemplo, cortou o apoio de 75 mil euros para 7 mil.

A solução encontrada pela atual administra­ção foi reduzir a atividade e, de acordo com o

FILHA DE AMÍLCAR CABRAL NÃO QUER DOCUMENTOS NA TORRE DO TOMBO

jornal ‘Público’, entregar parte dos seus arquivos à Torre do Tombo. Na Fundação ficariam, apenas, o arquivo pessoal do ex-presidente da República e de alguns amigos próximos – casos do fundador do Partido Socialista Francisco Ramos da Costa e do es critor Manuel Mendes, íntimo de Soares desde o tempo da universida­de.

Há, porém, uma dificuldad­e: grande parte daquilo que está na FMS não lhe pertence. Está apenas aí depositado e os proprietár­ios dos arquivos poderão não concordar com a transição para a Torre do Tombo. Um dos casos mais gritantes é o do arquivo de Amílcar Cabral, o pai da independên­cia da Guiné-Bissau e de Cabo Verde do colonialis­mo português. A FMS tem à sua guarda os documentos pessoais do líder político as- sassinado em 1973, para assegurar a sua “conservaçã­o, classifica­ção, digitaliza­ção e difusão”, mas Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, não está disposta a entregá-los à Torre do Tombo, onde diz que se diluiriam.

 ??  ?? Fundação Mário Soares tem vindo a perder apoios e a administra­ção atual decidiu reduzir a sua atividade
Fundação Mário Soares tem vindo a perder apoios e a administra­ção atual decidiu reduzir a sua atividade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal