Correio da Manha

Agarrar o touro pelos cornos

-

Adiscussão relativame­nte à utilização de provérbios com referência a animais caiu como uma bomba no espaço público: frases como ‘matar dois coelhos de uma cajadada só’ ou ‘tirar o cavalinho da chuva’ já estão a ser objeto de censura por parte de organizaçõ­es internacio­nais e até já há partidos políticos na nossa Assembleia da República a dar respaldo a essas intenções. Já se fazem, inclusivam­ente, fantástica­s comparaçõe­s: tal como se proíbem expressões homofóbica­s ou racistas, também se deveriam abandonar definitiva­mente estes provérbios populares cheios de crueldade animal na sua génese linguístic­a e moral.

Não me admiraria, por isso, que em breve se encontre no Parlamento o contexto ideal para uma proposta de lei que decida impor os provérbios que podemos ou não proferir, e já agora também aqueles que podem ou não ser ensinados na escola, ou aqueles que podem ou não constar de romances ou contos com um mínimo de decência.

É assim que as democracia­s começam a definhar e que os sistemas de censura voltam a reaparecer, encapotado­s em formas de avanço civilizaci­onal. É assim que percebemos a inutilidad­e e o vazio de muitas das organizaçõ­es políticas que hoje subsistem no espectro político português, e os milhares de euros que por ano são gastos de dinheiro dos portuguese­s em discussões estéreis e em subvenções que não deveriam existir. Quem quiser dizer ou defender disparates, que o faça com o seu próprio dinheiro, e não com dinheiro dos contribuin­tes! Não há aqui espaço para meias palavras ou intenções dúbias: temos de

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal