Correio da Manha

Governo anuncia ‘chuva’ de 22 mil milhões

DÉCADA Programa é para executar entre 2021 e 2030 e envolve também projetos nas áreas da energia e do ambiente FATIA Com 12,6 mil milhões de euros, pacote financeiro para transporte­s e mobilidade é o mais robusto

- RAQUEL OLIVEIRA/JOÃO MALTEZ NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Os gastos em obras públicas, transporte­s e programas nos setores da Energia e Ambiente deverão chegar, nos próximos dez anos, aos 22 mil milhões de euros. Esta ‘chuva’ multimilio­nária está inscrita no Programa Nacional de Investimen­tos 2030 (PNI2030), que foi apreciado ontem em Conselho de Ministros e deverá ser o tema escolhido pelo chefe do Governo, António Costa, para o primeiro debate quinzenal do ano, hoje, no Parlamento.

De acordo com uma síntese do PNI2030, a que o CM teve acesso, as áreas dos transporte­s e da mobilidade arrecadam a principal fatia do investimen­to previsto. O pacote financeiro que lhes está destinado ascende a mais de 12,6 mil milhões de euros, o equivalent­e a 58% da verba global que está inscrita no programa.

Uma parte importante dos projetos previstos no documento contam com uma fatia de investimen­to privado – mais de 7,5 mil milhões de euros – ou são levados a cabo com o apoio de fundos europeus (5,8 mil milhões de euros).

Entre as intervençõ­es elencadas no PNI2030 é possível encontrar um conjunto de medidas que desde há muito são anunciadas, como a conclusão da autoestrad­a entre o Porto de Sines e Beja ou, na Grande Lisboa, na ferrovia, a ligação, em Alcântara, da Linha de Cascais à Linha de Cintura.

As traves mestras da estratégia de investimen­to do Estado para a próxima década, que terá aplicação prática entre 2021 e 2030, surgem numa semana marcada por vários anúncios do Governo nas área dos transporte­s e equipament­os públicos.

Em ano eleitoral, António Costa e o ministro do Planeament­o, Pedro Marques, marcaram presença no lançamento do concurso para a compra de 22 novos comboios pela CP e na assinatura do acordo, entre o Estado e a ANA, para a construção do aeroporto do Montijo e expansão da Portela.

O PNI2030, que hoje será entregue no Parlamento aos diferentes grupos parlamenta­res, será posteriorm­ente debatido e votado pelos deputados, para depois ser encaminhad­o para o Conselho Superior de Obras Públicas, um órgão independen­te de consulta e de apoio ao Governo, que foi criado já na presente legislatur­a.

INVESTIMEN­TO PRIVADO QUE ESTÁ PREVISTO É DE 7,5 MIL MILHÕES DE EUROS

PROGRAMA SERÁ O TEMA PARA O PRIMEIRO DEBATE QUINZENAL DESTE ANO

 ??  ??
 ??  ?? Lisboa tem destinados 940 milhões de euros de investimen­tos
Lisboa tem destinados 940 milhões de euros de investimen­tos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal