Correio da Manha

CADEIA VIGIA CARTAS DA VIÚVA ROSA

RECURSO Defesas recorreram de decisão de magistrada, que determina que viúva Rosa não pode contactar amante, nem diretament­e, nem por interposta pessoa RELAÇÃO Justiça vai decidir

- TÂNIA LARANJO

Ajuíza do Tribunal de Vila Franca de Xira, que tem a seu cargo o processo do homicídio do triatleta Luís Grilo, abriu a porta a que todas as cartas da viúva - presa preventiva­mente em Tires - possam ser abertas. A decisão da magistrada, que já proibiu contactos de Rosa G r ilo c o m o amante António Joaquim, admite que os contactos possam ser feitos por interposta­s pessoas - ou seja, por carta enviada a terceiros.

A decisão já mereceu um recurso por parte das defesas dos arguidos que contestam que a correspond­ência de Grilo seja aberta. O que já aconteceu pelo menos uma vez, quando a diretora da cadeia intercetou uma carta da mulher. Não é conhecido o conteúdo da missiva - que seria enviada da cadeia de Tires, para o estabeleci­mento anexo à Polícia Judiciária, onde está António Joaquim. Mas o Ministério Público sustenta em despacho que a ap r e e ns ão do document o é fund amental, já que poderá indiciar a preparação de uma estratégia de defesa conjunta entre os dois arguidos.

O CM sabe que, neste momento, se encontram pendentes pelo menos mais dois recursos, para a Relação de Lisboa. Quer Rosa Grilo, quer António Joaquim, contestam a prisão preventiva a que estão sujeitos, mas ainda não está marcada qualquer data para a decisão dos juízes desembarga­dores.

Entretanto, dias antes do Natal, a juíza de instrução decidiu manter a prisão preventiva dos suspeitos, no âmbito da revisão dos pressupost­os da medida de coação. Para a magistrada, continua a haver perigo de fuga e perigo de destruição de provas.

A acusação do processo da morte do triatleta tem de ser deduzida até aos últimos dias de março, data em que faz seis meses que os arguidos estão em prisão preventiva. Situação diferente só poderá acontecer caso a juíza decrete a especial complexida­de do processo.

MAGISTRADA TEME QUE ESTEJAM A CONCERTAR ESTRATÉGIA­S DE DEFESA

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1Luís Grilo foi assassinad­o a tiro, dentro de casa, em Vila Franca de Xira 2Rosa, a viúva, e o amante são os suspeitos do homicídio
1Luís Grilo foi assassinad­o a tiro, dentro de casa, em Vila Franca de Xira 2Rosa, a viúva, e o amante são os suspeitos do homicídio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal