Correio da Manha

Inspeção confirma médico na tourada

DOCUMENTOS António Peças assinou parecer dos postos de socorro e o relatório de ocorrência­s entregue no final da corrida FERIDOS Além do diretor do evento foram assistidos dois forcados

- SÓNIA TRIGUEIRÃO/JOÃO SARAMAGO

AInspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) disse ao CM que “é possível confirmar que o parecer a atestar as condições do postos de socorros e o relatório de ocorrência­s”, referentes à tourada em Évora, de 29 de outubro de 2017, “foram subscritos” por António Peças. O médico foi afastado do INEM por ter, alegadamen­te , s imulado uma doença para não acompanhar um doente no helicópter­o do INEM, ao mesmo tempo que estava na tourada.

O relatório de ocorrência­s é entregue no fim da tourada e, segundo apurou o CM, refere que, além do diretor da corrida, Marco Gomes, foram assistidos pela equipa médica dois ele-

ORDEM, INSPEÇÃO-GERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO ABRIRAM PROCESSOS

mentos dos Forcados Amadores de Santarém. Fonte dos forcados contou que a fotografia, publicada no site Toureio.pt, em que aparece António Peças entre as barreiras da arena em Évora, correspond­e ao terceiro touro da noite.

Entretanto, foram abertos processos de inquérito e disciplina­res contra o médico pelo Ministério Público, Ordem dos Médicos e Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. O jornal Observador divulgou ontem dois casos, de 2017, que o INEM terá investigad­o e em que António Peças terá, alegadamen­te, mostrado resistênci­a em transporta­r doentes. Um dos doentes morreu. O CM tentou contactar António Peças, mas não teve resposta.

 ??  ?? António Peças foi fotografad­o numa tourada no dia em que recusou serviço
António Peças foi fotografad­o numa tourada no dia em que recusou serviço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal