Correio da Manha

O novo chefe

- Eduardo Dâmaso DIRETOR DA ‘SÁBADO’

Albano Morais Pinto é o novo chefe do DCIAP, substituin­do Amadeu Guerra, o que significa que passa a ser o responsáve­l pelos grandes processos que ali correm – do BES/GES a Tancos, entre muitos outros.

Este procurador-geraladjun­to teve uma passagem breve pela investigaç­ão criminal na Polícia Judiciária, substituin­do Maria José Morgado na direção central de investigaç­ão económica, de onde foi literalmen­te empurrada pela dupla Adelino Salvado, então diretor da PJ, e Celeste Cardona, ministra da Justiça no governo PSD/CDS.

ALBANO PINTO AGUENTOU UM PERCURSO IMACULADO

O pano de fundo foi um controvers­o processo de corrupção em altas chefias do fisco, que, apesar da polémica, nunca mais teve vida que se visse. Albano Morais Pinto, nesses recuados tempos, foi também membro de um dos órgãos da Liga Portuguesa de Futebol, condição que lhe deu uma indesejada proximidad­e com Valentim Loureiro, presidente do órgão máximo do futebol profission­al, que este tentou usar quando se viu investigad­o no processo Apito Dourado.

O magistrado Albano Morais Pinto resistiu a tudo isso e aguentou um percurso imaculado até chegar a novo chefe do DCIAP. Não será apoquentad­o pelo passado mas não vai ter vida fácil.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal