Correio da Manha

Lar ilegal tinha idosa amarrada a uma cama

QUEIXAS Operação de busca de surpresa desencadea­da após denúncias de maus-tratos a idosos CONDIÇÕES Uma das utentes foi encontrada pelas autoridade­s presa a uma cama

- ALEXANDRE SALGUEIRO

AGNR deteve ontem um casal que geria um lar de idosos ilegal na vila de Caria, concelho de Belmonte, a partir da própria habitação. Num dos anexos da casa situada no Bairro de S. Vicente, os militares, acompanhad­os por técnicos da Segurança Social, encontrara­m cinco idosas, uma das quais amarrada à cama.

“Esta ação foi o culminar de uma investigaç­ão iniciada há dois meses na sequência de uma

UTENTES PAGAVAM 600 EUROS E AGORA VÃO PARA OUTROS LARES DA REGIÃO

denúncia de maus-tratos a idosos” adiantou o capitão Luís Moreira, da GNR da Covilhã, que coordenou a operação. Segundo o oficial, “todas as idosas encontram-se em estado de total dependênci­a de terceiros para alimentaçã­o, higiene e medicação e a habitação não cumpre os requisitos para poder fornecer aos utentes os serviços que estes precisam de forma condigna e em segurança”. Ao que o CM apurou, uma das cinco idosas será mãe de um dos membros do casal, e as restantes quatro pagariam cerca de 600 euros pelo internamen­to.

Para quem conhece o casal, na casa dos 40 anos, a detenção foi um choque: “Eles tratam muito bem as idosas e têm muito cui- dado com a alimentaçã­o e a higiene. Os filhos dos utentes, entre os quais se encontra um padre, estão satisfeito­s com os serviços”, assegura Alice Matos, prima dos proprietár­ios. O lar foi encerrado e o casal e uma funcionári­a de 19 anos foram detidos. Respondem por suspeitas de maus-tratos e, no caso do homem, por posse de arma proibida, já que a GNR apreendeu uma caçadeira e um revólver ilegais. As utentes foram transporta­das para o Instituto de Medicina Legal da Covilhã para serem examinadas e vão ser realojadas em lares da região.

 ??  ?? Lar ilegal funcionava numa habitação no Bairro de São Vicente, em Caria, no concelho de Belmonte
Lar ilegal funcionava numa habitação no Bairro de São Vicente, em Caria, no concelho de Belmonte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal