Correio da Manha

No clube PSD

- André Veríssimo DIRETOR DO JORNAL DE NEGÓCIOS

Odilema no PSD é o mesmo de um grande clube de futebol: segurar o treinador até ao final do campeonato na esperança de que seja capaz de um resultado honroso ou apostar numa chicotada psicológic­a, substituin­do o “mister” na expectativ­a de que traga uma nova dinâmica vencedora capaz de salvar a época.

Na verdade, a angústia da escolha nem é assim tanta. Rui Rio rodeou-se de uma equipa polémica e pouco mobilizado­ra, raramente acertou no tempo e no discurso de oposição, fê-lo bastas vezes de forma desastrada e colecionou casos. Internamen­te, não só não foi capaz de unir o partido como o

RUI RIO RODEOU-SE DE UMA EQUIPA POLÉMICA E POUCO MOBILIZADO­RA

fraturou e acantonou.

Tudo isto seria irrelevant­e se o PSD não estivesse nas sondagens a grande distância do primeiro classifica­do e a perder pontos para o CDS. O campeonato está perdido, agora já só interessa salvar a face. Luís Montenegro preferia certamente outro “timing”, mas vai avançar para dar ao partido uma prova de vida, assumindo os riscos de o fazer com eleições à porta.

O desafio estará em provar que não se trata apenas de uma luta de fações pelo poder dentro do PSD, mas de um genuíno interesse em lhe dar outro rumo e outro impulso. Veremos se os sociaisdem­ocratas optam por manter o treinador (se este for a jogo) ou avançam para a chicotada psicológic­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal