Correio da Manha

Angola não esperava este tipo de transição

CRÍTICAS Filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos afirma que João Lourenço está a criar um regime autoritári­o e denuncia contradiçõ­es no discurso público que prejudicam o MPLA

- F. J. GONÇALVES*

Ade p utada ango lana Welwitsche­a ‘Tchizé’ dos Santos, filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, deu à agência Lusa uma entrevista dura na qual acusa o atual chefe de Estado angolano de estar a protagoniz­ar uma transição de poder “que nenhum angolano esperava”. ‘Tchizé’ acusa ainda João Lourenço de estar a criar um regime repressivo.

Questionad­a sobre a existência de uma “caça às bruxas”, a filha do ex-presidente disse não querer ir tão longe. “Não posso afirmar isso, porque se afirmar isso se calhar ainda saio daqui e sou processada por difamação e eu não quero ser um segundo Rafae l Mar que s ” , afir mou ‘Tchizé’, dando o exemplo de

‘TCHIZÉ’ ELOGIA O PAI PELA CONSOLIDAÇ­ÃO DO REGIME DEMOCRÁTIC­O ANGOLANO

um ativista que foi perseguido, curiosamen­te, pelo regime de Eduardo dos Santos.

“Para mim a transição era uma festa [...]. Entretanto, pelas declaraçõe­s do ex-presidente e do atual presidente, há uma contradiçã­o pública e isso não é desejável para nenhum partido político”, disse a deputada do MPLA, partido também de Lourenço e do antecessor.

A filha do ex-presidente elogiou Eduardo dos Santos. “Não se voltou a candidatar, fez uma transição porque queria em vida ver a consolidaç­ão e a consagraçã­o dessa democracia que hoje em dia é irrefutáve­l”, afirmou, assegurand­o que o pai dedicou a vida ao país: “Não teve vida própria dos 37 anos de idade até hoje”.

 ??  ?? ‘Tchizé’ fez duras críticas ao sucessor do pai na presidênci­a de Angola
‘Tchizé’ fez duras críticas ao sucessor do pai na presidênci­a de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal