Correio da Manha

CRISTINA COMEÇOU COM VANTAGEM NA GUERRA COM GOUCHA

APRESENTAD­ORAESTÁ PRONTA PARA ABATALHA. E DIZ QUE É NOS CONTEÚDOS QUE SE VAI DISTINGUIR

-

GUERRA ESTÁ INSTALADA. A ESTREIA DO ‘PROGRAMA DA CRISTINA’ serviu

de aviso para a TVI e, sobretudo, para o ‘Você na TV!’, até aqui líder das manhãs e com mais de 16 anos de emissões.

No primeiro dia, o novo espaço de Cristina Ferreira foi visto por 671 100 pessoas e fez 40,6% de share, enquanto o formato de Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Marques ficou-se pelos 375 500 telespecta­dores e 24% de share (dados GfK).

Apesar disso, a nova estrela de Carnaxide garante que não estava a pensar em vencer já. “Sejam quais forem os resultados, eu sabia que era isto que queria fazer. Não estou preocupada com o que fizeram noutro lado”, disse pouco depois da estreia. “O meu foco é este. É o meu programa. E não me desvio um milímetro pelo que os outros estão a fazer… Fiz o trabalho que eu idealizei, não mudei nada de lugar nem nenhum convidado… e não o farei”, avisa Cristina, assegurand­o que só após uma semana de emissões é que as pessoas irão perceber, de facto, o que é ‘O Programa da Cristina’.

Na estreia recebeu não só Custódia Gallego, que falou pela primeira vez da morte do filho, como o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, que abriu o livro sobre a sua vida e a morte do pai. Na mesma altura, na TVI, Manuel Luís Goucha apostava em Roberto Leal. Apesar disso, Cristina estava confiante no sucesso do seu programa. “Quero ganhar e vou fazer tudo para ganhar e sinto-me confiante no meu trabalho. Mas percebam uma coisa: fui para o ‘Você na TV!’, há 16 anos, e só ganhei ao fim de dois. Não estou a pensar, por isso, que vou ganhar e que

Presidente da República deseja “sorte” a Cristina Ferreira depois de ter estado com Goucha

“Foi imprevisto. Estive com o Marcelo [Rebelo de Sousa] uma ou duas vezes, mas coisa de circunstân­cia e não pude falar com ele.

Apartir do momento em que ele se tornou Presidente, criei uma barreira de respeito, porque é o que sinto pela instituiçã­o e pelo que é um Presidente”, explica Cristina Ferreira, sobre o telefonema que recebeu, em direto, durante a estreia do seu novo programa.“Ele ter feito esta chamada foi assim… de tirar o ar. Fiquei emocionada porque ter alguém que é Presidente da Repú- blica, que está de olho em tudo”, acrescenta a apresentad­ora.“Era o mínimo desejar-lhe boa sorte”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, frisando que no dia 25 de dezembro deu uma entrevista de“25 minutos” a Manuel Luís Goucha e à TVI, rejeitando assim, estar a tomar partido entre canais concorrent­es. E acrescenta: “Eu tenho uma relação de amizade com ela. Já dei a primeira entrevista na revista dela. Não indo ao programa nem tendo entrevista com ela, era o mínimo desejar-lhe boa sorte. É o mínimo de equilíbrio”.

isto são favas contadas”. No entanto, garante que será nos conteúdos que se vai bater a sério. “É uma aposta nossa”, explica a apresentad­ora, que não está disposta a tudo para vencer. “Cada um vai tentar fazer o melhor e levar os conteúdos que acha que vão ter interesse para o seu público. E, no fim, cada um paga as consequênc­ias das suas escolhas”, diz, referindo-se ao polémico convite que foi feito a Mário Machado, líder de um movimento de extrema-direita, para estar no ‘Você na TV!’ (ver caixa). Um convidado que, garante Cristina à Sexta, nunca teria espaço seu programa: “Não. De qualquer forma nunca foi pessoa que me interessas­se sequer conhecer”, deixa claro.

Garantindo sentir-se totalmente em casa, Cristina está aberta a críticas, e garante que se preparou a 100 por cento para isso. Não só esteve a engendrar cada detalhe do seu programa durante várias semanas, como também esteve atenta a tudo o que era colocado nos mais de 500 metros quadrados da sua ‘casa’. “Cheguei à SIC faltavam dez minutos para as sete. Com a equipa toda a ligar-me com medo que eu adormecess­e”, conta a rir.“E, curiosamen­te, nenhum deles tinha dormido. Depois de chegarmos, estivemos a acertar detalhes e cortei o meu cabelo, um corte radical com o passado. Entretanto vim ao estúdio: estive a ajeitar a cama e o closet”, conta a apresentad­ora, que quis ser ela “a fazer a cama”.

A resposta da TVI ao novo concorrent­e das manhãs foi quase imediata. Além da aposta da estação em Rui Oliveira (ver caixa), marido de Manuel Luís Goucha, o programa aposta em novas rubricas - entre elas ‘Tiro Certeiro’, uma cópia de‘Casados à Primeira Vista’, da SIC - e promete correr o País para se aproximar ainda mais dos seus telespecta­dores.

“CADA UM VAI TENTAR FAZER O MELHOR. E, NO FIM, CADA UM PAGA AS CONSEQUÊNC­IAS DAS SUAS ESCOLHAS”

CRISTINA FERREIRA

“NÃO ESTOU PREOCUPADA COM O QUE FIZERAM NOUTRO LADO. O MEU FOCO É ESTE. É O MEU PROGRAMA”

CRISTINA FERREIRA

 ??  ??
 ??  ?? AGORA QUE ESTÁ NA SIC, CRISTINA FERREIRANíO DEIXA DE LANÇAR FARPAS A MANUEL LUÍS GOUCHA E À TVI, DE QUEM É AGORA RIVAL
AGORA QUE ESTÁ NA SIC, CRISTINA FERREIRANíO DEIXA DE LANÇAR FARPAS A MANUEL LUÍS GOUCHA E À TVI, DE QUEM É AGORA RIVAL
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? MARIA CERQUEIRA GOMES COM MANUEL LUÍS GOUCHA
MARIA CERQUEIRA GOMES COM MANUEL LUÍS GOUCHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal