Correio da Manha

Ano judicial arranca com greves e protestos

LISBOA r Manifestaç­ão nacional de funcionári­os judiciais amanhã no Terreiro do Paço PARALISAÇíO r Magistrado­s do Ministério Público marcam greve geral para dia 25 de fevereiro

- BERNARDO ESTEVES

Oano j udic ial arranc a amanhã debaixo de grande contestaçã­o no setor da Justiça. Quase todos os agentes exigem revisões nos estatutos e atualizaçõ­es salariais, bem como uma melhoria de instalaçõe­s e condições de trabalho. O Terreiro do Paço, em Lisboa, será amanhã palco de uma manifestaç­ão de funcionári­os judiciais; o Sindicato dos Magistrado­s do Ministério Público (SMMP) marcou greve para fevereiro; e os juízes têm também um plano de greves aprovado.

JUÍZES TÊM PLANO DE GREVES QUE AVANÇA SE NÃO HOUVER ACORDO

“Esperamos uma grande concentraç­ão nacional com 3 mil pessoas para reclamar um novo estatuto dos oficiais de Justiça”, disse ao CM António Albuquerqu­e, do Sindicato dos Funcionári­os Judiciais, que espera que “as negociaçõe­s com o Governo prossigam e se possa chegar a um acordo”.

O SMPP também está descontent­e com a revisão do estatuto dos magistrado­s do Ministério Público e marcou greve nacional para dia 25 de fevereiro, bem como greves parciais nos dias 26 e 27. A 26 de janeiro, o sindicato vai reunir-se para definir novas formas de luta.

Também os juízes reclamam um novo estatuto para cancelar os dias de greve já marcados até outubro. “Desejamos que se aprove o estatuto e o clima de crispação seja afastado. Temos um plano de greves aprovado mas o desejo é não o realizar. Estamos em conversaçõ­es com o Ministério da Justiça, tem havido propostas e contraprop­ostas. Só aceitamos um acordo global para o estatuto”, disse ao CM Manuel Ramos Soares, presidente da Associação Sindical de Juízes Portuguese­s.

 ??  ?? Ano judicial começa com cerimónia no Supremo: oficiais de Justiça protestam junto ao local à mesma hora
Ano judicial começa com cerimónia no Supremo: oficiais de Justiça protestam junto ao local à mesma hora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal