Correio da Manha

Violento incêndio mata paraplégic­o e cão fica de guarda nas ruínas

CHAMAS Homem deslocava- se em cadeira de rodas e não terá conseguido fugir às chamas AMIGO Cão que fazia companhia a Manuel Melo recusou abandonar os escombros ao longo do dia

- PATRÍCIA MOURA PINTO

Umhomem de 51 anos, paraplégic­o, morreu ontem de madrugada, em Calvão, concelho de Chaves, carbonizad­o no incêndio que destruiu a casa onde residia. Como se deslocava em cadeira de rodas, a vítima não conseguiu fugir das c hamas.

Manuel Melo tinha por única companhia um cão que, após a ausência do dono, recusou sair do local e farejava todos os sítios na esperança de reencontra­r o amigo.

Apesar da cadeira de rodas que lhe limitava algumas atividades, Manuel Melo saía de casa com regularida­de e convivia com as pessoas da localidade.

Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntário­s de Salvação Pública de Chaves, José Silva, “o alerta para o incêndio foi dado por vizinhos pelas 04h30 e quando os operaciona­is chegaram ao local a casa já estava totalmente tomada pelas chamas. O primeiro trabalho a fazer foi proceder à extinção do incêndio e s ó de - pois, na busca realizada pelos bombeiros, foi encontrado o corpo do homem, já carbonizad­o”.

“O Manuel ainda era família do meu marido, eram primos direitos. Ele, coitadinho, convivia com toda a gente. Mesmo com a cadeira de rodas, saía e falava com todas as pessoas. Ele vivia mal porque não tinha ninguém que cuidasse dele, vivia como podia. Era ele que fazia a própria comida. De oito em oito dias, vinha um carro e levava-o para fazer as compras, mas ele vinha ao pão e à fruta das carrinhas ambulantes”, disse ao CM Maria Queirós, 73 anos, vizinha da vítima mortal.

A situação do animal motivou uma onda de solidaried­ade ao longo do dia. O vizinho José Vara, por exemplo, prontifico­u-se a ficar com o animal caso ninguém da família da vítima o queira acolher. “Foi a minha mãe que lhe deu o cão e, por isso, não deixarei o animal ao abandono”, disse.

Manuel Melo ficou paraplégic­o após um acidente de viação em Espanha.

ALERTA PARA O INCÊNDIO CHEGOU AOS BOMBEIROS ÀS 04H30 DA MADRUGADA

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1Casa ficou reduzida a escombros 2Cão de Manuel Melo recusou abandonar o local e gerou onda de solidaried­ade 3Manuel Melo era paraplégic­o e não conseguiu fugir ao fogo
1Casa ficou reduzida a escombros 2Cão de Manuel Melo recusou abandonar o local e gerou onda de solidaried­ade 3Manuel Melo era paraplégic­o e não conseguiu fugir ao fogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal