Hos­pi­tais sem ver­bas pa­ra tra­tar he­pa­ti­te C

HOS­PI­TAIS SEM DI­NHEI­RO PA­RA TRATAMENTOS

Correio da Manha - - Primeira Página - SÓNIA TRIGUEIRÃO

DES­PE­SA • O cus­to da me­di­ca­ção é de cer­ca de 6500 eu­ros por do­en­te

DA­DOS • Em cau­sa es­tá a al­te­ra­ção do mo­de­lo de fi­nan­ci­a­men­to em no­vem­bro de 2017

Os hos­pi­tais do Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Saú­de (SNS) es­tão sem ver­ba pa­ra pa­gar os tratamentos da he­pa­ti­te C. As fa­tu­ras es­tão a acu­mu­lar e mui­tas são do ano pas­sa­do. O va­lor não é re­ve­la­do de­vi­do ao acor­do de con­fi­den­ci­a­li­da­de as­si­na­do com os la­bo­ra­tó­ri­os, mas ao que o CM apu­rou ca­da tra­ta­men­to ron­da­rá uma mé­dia de 6500 eu­ros por do­en­te.

Por exem­plo, em se­tem­bro de 2018, o Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio Hos­pi­ta­lar de Lis­boa Cen­tral (CUHLC), ao qual per­ten­ce o Hos­pi­tal de S. Jo­sé, de­via à Gi­le­ad, pri­mei­ro la­bo­ra­tó­rio a for­ne­cer os tratamentos pa­ra tra­tar a he­pa­ti­te C em Portugal, cer­ca de 6,6 mi­lhões de eu­ros.

Fon­te da Gi­le­ad ex­pli­cou que “a al­te­ra­ção das re­gras de fi­nan­ci­a­men­to, im­ple­men­ta­das em no­vem­bro de 2017, pa­ra a com­pra de me­di­ca­men­tos pa­ra a he­pa­ti­te C, te­ve con­sequên­ci­as ao lon­go de 2018 no aces­so ao tra­ta­men­to”. Tu­do por­que “o mo­de­lo de fi­nan­ci­a­men­to an­te­ri­or pre­via o pa­ga­men­to cen­tra­li­za­do dos me­di­ca­men­tos atra­vés da ACSS (Ad­mi­nis­tra­ção Cen­tral do Sis­te­ma de Saú­de) e a sua apli­ca­ção per­mi­tiu tra­tar, em dois anos, cer­ca de 15 mil do­en­tes”, mas “com a al­te­ra­ção in­tro­du­zi­da pe­lo no­vo mo­de­lo de fi­nan­ci­a­men­to, o pa­ga­men­to pas­sou a ser efe­tu­a­do pe­los pró­pri­os hos­pi­tais”.

A qu­es­tão é que ao pas­sar a res­pon­sa­bi­li­da­de do pa­ga­men­to dos tratamentos pa­ra os hos­pi­tais e da­das as res­tri­ções or­ça­men­tais co­nhe­ci­das, “os hos­pi­tais re­du­zi­ram de for­ma sig­ni­fi­ca­ti­va o nú­me­ro de tratamentos em 2018, com im­pac­to quer nos do­en­tes que ain­da aguar­dam a cu­ra, quer nos ob­je­ti­vos de saú- de pú­bli­ca re­fe­ren­tes à eli­mi­na­ção da he­pa­ti­te C”, ex­pli­ca a Gi­le­ad,

Se­gun­do da­dos da Au­to­ri­da­de Na­ci­o­nal do Me­di­ca­men­to (Infarmed), em ou­tu­bro de 2018, est avam re­gis ta­do s 2 1 2 6 5 do­en­tes e des­ses, 19 274 ti­nham ini­ci­a­do tratamentos. E, no que res­pei­ta a tratamentos fi­na­li­za­dos, en­con­tra­vam-se re­gis­ta­dos 11 233 do­en­tes cu­ra­dos e 400 do­en­tes não cu­ra­dos.

LA­BO­RA­TÓ­RIO CONFIRMA RE­DU­ÇÃO DO NÚ­ME­RO DE TRATAMENTOS

MAI­O­RIA DAS FA­TU­RAS EM ATRA­SO TEM A DA­TA DO ANO PAS­SA­DO

Es­tesfo­ram os pri­mei­ros me­di­ca­men­tos pa­ra tra­tar do­en­tes com he­pa­ti­te C

Em ou­tu­bro de 2018, se­gun­do da­dos do Infarmed, es­ta­vam re­gis­ta­dos 21 265 do­en­tes com he­pa­ti­te C, des­tes 19 274 ti­nham ini­ci­a­do tra­ta­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.