Correio da Manha

Direita ao abismo

- Luciano Amaral Professor Universitá­rio

Antigament­e, era da esquerda que se dizia que se fragmentav­a em seitas e seitazinha­s argumentan­do ‘ad infinitum’ sobre bizantinic­es, enquanto à direita imperava o pragmatism­o, esquecendo-se as diferenças em nome do exercício do poder. Agora, parece que é ao contrário. Para além do CDS, temos o PSD, que virou a mãe de todos os partidos: do seu profícuo ventre, nasceram já o Aliança, o Chega, o Democracia 21 e a Iniciativa Liberal; somando-se a isto três fações internas: Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Morgado. Tudo rematado, com muita ironia, por um movimento procurando juntar docemente os cacos, o MEL.

Mas esta pulverizaç­ão tem um só responsáve­l: Rui Rio e a sua desastrada liderança do PSD. Rio decidiu levar mesmo a sério a tarefa heroica de não confundir o PSD com a Direita. Quando ele se apresentou assim, sempre me pareceu que cedo chegaria a uma conclusão: que, para a sua existência ter sentido, deveria ocupar o largo espaço político à direita do PS. Esquerda e direita não são palavras que tenham conteúdo intrínseco. Quando muito, têm conteúdo aproximado e, sobretudo, relativo: quando se diz que Sá Carneiro ou Cavaco nunca se definiram como de direita, esquece-se que foram vistos por toda a gente como tal. Aquilo que eles defenderam (liberaliza­ção e democracia representa­tiva) foi visto à época como radicalism­o de direita, mesmo se hoje é a absoluta normalidad­e, até para os partidos radicais de esquerda. Estamos falados quanto ao valor absoluto da direita e da esquerda.

Rio só tinha de dirigir-se à multidão que não se revê no Governo da esquerda toda. E tinha muito por onde pegar: desde os custos que essa solução teve para reformar o país até ao empobrecim­ento dos serviços públicos, só para satisfazer clientelas. Em vez disso, escolheu deixar imensas pessoas sem voz. É natural que elas procurem agora reencontrá-la.

RUI RIO DECIDIU LEVAR MESMO A SÉRIO A TAREFA HEROICA DE NÃO CONFUNDIR O PSD

COM A DIREITA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal