Correio da Manha

Contribuin­tes têm dívida à Segurança Social de 9,7 mil milhões de euros

-

Os contribuin­tes têm uma dívida bruta à Segurança Social de mais de 9,7 mil milhões de euros, sendo os maiores devedores. Face à dívida de cerca de 9,5 mil milhões de euros registada em 2016, a dívida bruta dos contribuin­tes registou um aumento de 234 milhões de euros, correspond­entes a um cresciment­o de 2,5%.

DÍVIDA DE TERCEIROS ASCENDE A 12,5 MIL MILHÕES DE EUROS

No parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2017, o Tribunal de Contas deixa claro que “o grupo mais relevante de devedores é o dos contribuin­tes, que representa, no total da dívida de terceiros, 77,6% da dívida bruta”. A dívida total de terceiros, na qual está incluída a dívida dos beneficiár­ios que receberam pagamentos indevidos da Segurança Social, ultrapassa­va os 12,5 mil milhões de euros.

Segundo o parecer do Tribunal de Contas , da dívida total bruta dos contribuin­tes, cerca de 7,1 mil milhões de euros, correspond­entes a quase 73% do total, dizem respeito a dívida de médio e longo prazos. Para o Tribunal de Contas, este dado “demonstra que grande parte da dívida já se encontra em mora há mais de um ano”.

Quanto a outros devedores, o Ministério da Agricultur­a é uma das entidades públicas com dívidas à Segurança Social: segundo o parecer do Tribunal de Contas, essa dívida atinge 85 milhões de euros.

 ??  ?? Dívida bruta dos contribuin­tes registou um aumento de de 234 milhões
Dívida bruta dos contribuin­tes registou um aumento de de 234 milhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal