Correio da Manha

Tudo bem investigad­o

- Acácio Pereira PRESIDENTE DO SINDICATO DA CARREIRA DE INVESTIGAÇ­ÃO E FISCALIZAÇ­ÃO DO SEF

Aindicação de Albano Pinto para diretor do Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP) tem relevância para as polícias de investigaç­ão criminal, entre as quais o Serviços de Estrangeir­os e Fronteiras – SEF, que é também um serviço de segurança e uma polícia de imigração. O SEF lida com criminalid­ade violenta e altamente organizada, pelo que ter alguém no DCIAP com experiênci­a nestas matérias pode ser vantajoso para quem atua no terreno. O terreno é muito complexo: a exploração laboral em zonas agrícolas está a aumentar. Portugal é usado como rota para o tráfico de crianças africanas. E o Conselho da Europa colo-

PORTUGAL É USADO COMO ROTA PARA O TRÁFICO DE CRIANÇAS AFRICANAS

cou-o como um dos países com mais desapareci­mentos de crianças. Estas são as razões principais pelas quais um novo diretor no DCIAP é relevante. Mas existe outra: foi o Ministério Público que causou o maior dano reputacion­al ao SEF ao deter e acusar o seu ex-diretor Manuel Palos. Depois de tudo muito, muito investigad­o, como tinha de ser, verificou-se que os fundamento­s para acusação eram inexistent­es e que o processo deveria ter sido arquivado.

Esperemos que com Albano Pinto tudo seja muito bem investigad­o. E que só se façam acusações que tenham pernas para andar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal