Correio da Manha

Engana Fisco espanhol e compra bens de luxo

ESPANHA r Empresária pode apanhar 23 anos de prisão em Espanha por receber 6,8 milhões de forma fraudulent­a BENS r Adquiriu obras de arte, carro e vivenda, que pôs em nome da mãe

- JOÃO TAVARES NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Detentora de três empresas, a mulher ‘inventou’ várias transações comerciais em Espanha, emitindo, para tal, faturas falsas. Umnegócio que permitiu à empresária portuguesa enganar o Fisco espanhol em 6,8 milhões de euros, através da devolução do IVA. Com o dinheiro comprou obras de arte, umaviatura e uma luxuosa vivenda em Torres Vedras. Por este crime, incorre agora numa pena de prisão que pode chegar aos 23 anos. A mãe – e umhomem – também se vai sentar no banco dos réus.

EMPRESÁRIA FOI ACUSADA E VAI SER JULGADA EM BADAJOZ PELOS CRIMES

A empresária, com cerca de 40 anos, vai agora começar aser julgada emBadajoz, Espanha, pelos crimes de fraude tributária, falsificaç­ão de documentos e branqueame­nto de capitais. Todos os bens que adquiriu meteu em nome da mãe – com o consentime­nto desta –, pelo que a progenitor­a incorre numa pena de seis anos de prisão.

As empresas portuguesa­s – A.M. Higiene e Limpeza, Interalba e Estructura­lba – tinham sede em Torres Vedras, na rua António Leal d’Ascenção. E o esquema era simples. A principal arguida desta fraude simulava a compra de bens e serviços a 13 empresas espanholas emitindo faturas falsas. Com a ajuda de um assessor fiscal espanhol, pediu ao Fisco a devolução do valor do IVA, o que foi feito ao longo de seis anos. Os responsáve­is pelas empresas espanholas dizem desconhece­r qualquer negócio mantido com a arguida portuguesa.

O esquema acabou por ser descoberto em2011, tendo a empresária sido intercetad­a emdezembro desse ano – e esteve emprisão preventiva durante dois anos.

 ??  ?? Portuguesa tentou enganar o Fisco espanhol. Vai ser julgada por fraude tributária, falsificaç­ão e branqueame­nto
Portuguesa tentou enganar o Fisco espanhol. Vai ser julgada por fraude tributária, falsificaç­ão e branqueame­nto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal