Correio da Manha

Laboratóri­os venderam dívida do SNS a financeira­s

-

Em novembro do ano passado, a dívida dos hospitais do S e rviç o Nacio nal de S aúde (SNS) às empresas da Indústria Farmacêuti­ca superava os 888 milhões de euros.

Mesmo assim, em relação a outubro, registava uma descida na ordem dos 100 milhões de euros, segundo dados da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêuti­ca (APIFARMA).

No entanto, ao que o CM apurou, estes 100 milhões de euros a menos não foram pagos pelos hospitais. “O que aconteceu foi que a dívida deixou de constar na contabilid­ade dos laborató- rios porque estes a venderam a sociedades de ‘factoring’, empresas financeira­s, que passaram a assumir o lugar de credoras dos hospitais públicos”, explicou fonte do setor ao CM, su- blinhando que “os laboratóri­os também têm contas para pagar e precisavam de dinheiro”.

A falta de financiame­nto dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde leva a frequentes atrasos nos pagamentos das faturas. Por exemplo, uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) ao Serviço Nacional de Saúde revelou que a dívida a fornecedor­es e credores totalizou 2,9 mil milhões de euros em 2017, o que representa um agravament­o de 51,6% face a 2014.

Segundo o Tribunal de Contas, este aumento surge depois da redução de 6,1% do fluxo financeiro do Estado para o SNS, em cerca de 1,6 mil milhões de euros, no triénio 2015-2017 face ao triénio anterior (2012-2014), tendo passado de 26,3 mil milhões de euros para 24,7 mil milhões.

EMPRESAS COMPRARAM 100 MILHÕES DE EUROS DE DÍVIDAS DOS HOSPITAIS

 ??  ?? Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deviam, em novembro de 2018, 888 milhões de euros aos laboratóri­os
Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deviam, em novembro de 2018, 888 milhões de euros aos laboratóri­os
 ??  ?? Governo, através do SNS, transferiu 1,4 mil milhões para hospitais públicos
Governo, através do SNS, transferiu 1,4 mil milhões para hospitais públicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal