Correio da Manha

Rio pede confiança a pensar nas eleições

VOTOS r Militantes ouvidos pelo CM creem que Rio reforçará posição nas urnas após crise interna APOIANTES r Contactos para convencer indecisos já começaram por parte dos dois adversário­s

- WILSON LEDO

Quando recusou, no sábad o , o desafio de Luís Montenegro para diretas no PSD, Rui Rio tinha dois outros horizontes em mente: as eleições europeias e legislativ­as.

Ao avançar para diretas, a escolha do novo líder do PSD aconteceri­a no final de abril ou início de maio, um prazo considerad­o muito apertado para definir uma estratégia para as eleições europeias. Assim, ao convocar um Conselho Nacional (CN) extraordin­ário e votar uma moção de confiança, Rio encurta os prazos e procura evitar danos maiores nos resultados eleitorais.

Fontes do partido ouvidas pelo CM explicam que Rio - que este domingo assinalou um ano à frente do PSD - já estava à espera do desafio de Montenegro. Agora, o atual presidente espera que o possível voto de confiança seja encarado como um sinal para o próprio País.

Ao CM, vários militantes sociais - de - mocratas disseram crer que Rio acabará por reforçar a sua posição nas urnas, tanto nas europeias como nas legislativ­as, caso o clima de guerrilha interna no PSD seja ultrapassa­do. A única preocupaçã­o é se, mesmo depois do CN, continuar a contestaçã­o iniciada por Montenegro, que é hoje ouvido pelo Pre- sidente da República. “Se a crise politica for bem resolvida, podem limitar-se os danos. A liderança de Rio pode sair reforçada”, diz um dos militantes. Posição semelhante tomou publicamen­te Silva Peneda, um dos históricos do partido.

Entretanto, já começaram os contactos informais para procurar convencer os membros do CN indecisos, tanto da parte dos apoiantes de Rio como de Montenegro. Contudo, essa ‘ação de charme’ só se acentuará a partir do momento em que estiver marcada a data do encontro. Segundo as mesmas fontes, o discurso de Rio no sábado terá caído bem a alguns setores do partido que não eram necessaria­mente apoiantes do atual presidente.

MONTENEGRO ESTÁ A JUNTAR APOIOS PARA FORÇAR SAÍDA DE RIO

 ??  ?? Discurso do atual líder, no sábado, terá caído bem a setores do PSD que não estão propriamen­te ligados a Rui Rio, os chamados ‘rioistas’
Discurso do atual líder, no sábado, terá caído bem a setores do PSD que não estão propriamen­te ligados a Rui Rio, os chamados ‘rioistas’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal