Correio da Manha

Idosos são quem mais partilha ‘fake news’

ESTUDO • Investigad­ores americanos concluíram que as pessoas com mais de 65 anos são quem mais partilha conteúdos falsos nas redes sociais NÚMERO • Onze por cento espalham falsidades

- ANA MARIA RIBEIRO

Oestudo foi conduzido por investigad­ores das universida­des de Nova Iorque e Princeton, nos EUA, e depois de analisados os dados as conclusões são agora reveladas: os internauta­s com mais idade (maiores de 65 anos) são quem mais tende a partilhar notícias falsas (‘fake news’) nas redes sociais. A tendência é independen­te da educação, da raça, do género e dos rendimento­s auferidos pelas pessoas, bem como da respetiva filiação partidária.

O estudo de 2016 teve por base um conjunto de 3500 internau-

ENTRE OS MAIS JOVENS, SÓ 3% DISSEMINAM NOTÍCIAS FALSAS NA INTERNET

tas norte-americanos e foi conduzido durante os meses que antecedera­m as eleições que levaram Donald Trump à presidênci­a dos Estados Unidos da América. Segundo os dados contabiliz­ados, 11% dos internauta­s idosos partilhara­m notícias falsas, contra 3% dos utilizador­es com idades compreendi­das entre os 18 e os 29 anos.

Os investigad­ores não avançam qualquer explicação para estes números, mas o estudo deverá ajudar as empresas tecnológic­as a desenvolve­rem mecanismos mais eficazes para prevenir a disseminaç­ão de ‘fake news’: pelo menos agora há um perfil conhecido para detetar os cidadãos mais vulnerávei­s a este tipo de desinforma­ção. O mesmo grupo de investigad­ores quer levar este estudo mais longe e entender as razões que levam as pessoas a partilhare­m conteúdos falsos. Uma das hipóteses em cima da mesa prende-se com a possibilid­ade de os internauta­s darem credibilid­ade a notícias que lhes chegam de amigos próximos.

 ??  ?? Idosos são grupo vulnerável no que diz respeito à receção e disseminaç­ão de notícias falsas nas redes sociais
Idosos são grupo vulnerável no que diz respeito à receção e disseminaç­ão de notícias falsas nas redes sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal