Correio da Manha

Censurado poema de Fernando Pessoa

MANUAL • Foram cortados três versos do poema ‘Ode Triunfal’, de Álvaro de Campos

- JOÃO SARAMAGO

Três versos do poema ‘Ode Triunfal’, de Álvaro de Campos, um dos heterónimo­s de Fernando Pessoa, foram substituíd­os por um tracejado no manual escolar ‘Encontros - 12º ano’, publicado pela Porto Editora.

Por opção editorial desaparece­ram os seguintes versos: “Ó automóveis apinhados de pândegos e de putas,/ E cujas filhas aos oito anos - e eu acho isto belo e amo-o! - / Masturbam homens de aspecto decente nos vãos de escada”.

A Porto Editora recusa a prática de um corte deliberado no poema ao substituir os versos por linhas tracejadas: “Não há qualquer censura à obra de Fernando Pessoa, apenas e tão so- mente uma preocupaçã­o didático-pedagógica -seguida pela generalida­de dos manuais existentes - que permite aos professore­s decidirem livremente sobre a abordagem junto dos seus alunos”.

A Porto Editora acrescento­u que na versão do professor o poema “está disponível na inte- gra”. “Assim, os docentes podem decidir se abordam em contexto de sala de aula – e de que forma – versos que têm linguagem explícita e se relacionam com a prática da pedofilia”. Contactada, fonte do Ministério da Educação não avançou, por agora, qualquer posição sobre este assunto.

EDITORA DIZ QUE VERSOS TÊM LINGUAGEM ASSOCIADA À PEDOFILIA

 ??  ?? 1Obra de Pessoa é estudada no Secundário 2Manual da Porto Editora, para o 12º ano, no qual consta o poema
1Obra de Pessoa é estudada no Secundário 2Manual da Porto Editora, para o 12º ano, no qual consta o poema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal