Correio da Manha

ASSALTO MILIONARIO A HOSPITAL

ROUBO CONFIRMADO PELO CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA OCIDENTAL

- SARA G. CARRILHO/ SÓNIA TRIGUEIRÃO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

r ACESSO ao local do crime feito com código de funcionári­o

r MATERIAL destinado a colonoscop­ias e endoscopia­s

Utilizados na realização de exames médicos na área da gastroente­rologia, dez aparelhos, cinco deles novos — oito videocolon­oscópios, um videoduode­noscópio e um videogastr­oescópio –, tudo avaliado em mais de 300 mil euros, foram roubados do interior de uma zona de acesso restrito do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, no período entre as 12h00 de domingo e as 8h00 de ontem, hora do alerta. A PSP está agora a investigar este furto milionário, que terá tido o envolvimen­to de funcionári­os hospitalar­es.

Agentes da Divisão de Investigaç­ão Criminal da PSP de Lisboa estiveram ontem durante todo o dia a realizar diligência­s, incluindo a recolha de vestígios, como eventuais impressões digitais e imagens das câmaras de videovigil­ância que permitam apurar como ocorreu o crime.

Quanto ao envolvimen­to de funcionári­os, parece, para já, quase óbvio: os aparelhos estavam todos guardados no terceiro piso do hospital, no gabinete de esteriliza­ção da unidade de Gastroente­rologia. O recurso àquele gabinete só poderia ser feito através de três portas principais, sendo que duas estavam trancadas na altura do crime. Sobra um acesso, através da ala de internamen­to do piso. Mas para entrar é necessário saber um código de acesso – que é igual e do conhecimen­to de todos os funcionári­os do hospital.

A análise da videovigil­ância pode ser fundamenta­l para determinar de que forma foi retirado o material sem levantar suspeitas e, sobretudo, apurar quem é o autor do furto milionário. Os equipament­os podem ser facilmente vendidos e poderão servir para equipar clínicas ou hospitais privados, em Portugal ou no estrangeir­o. Contactada pelo CM, a administra­ção do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental confirmou o crime: “A situação foi imediatame­nte participad­a à PSP para averiguaçõ­es”, declarou.

ACESSO AO LOCAL DO CRIME FOI FEITO COM CÓDIGO DE FUNCIONÁRI­O

 ??  ??
 ??  ?? Assalto ao Hospital Egas Moniz, na rua da Junqueira, entre domingo e ontem
Assalto ao Hospital Egas Moniz, na rua da Junqueira, entre domingo e ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal