Correio da Manha

Uma questão nacional

-

Há coisas que deveriam dispensar uma explicação, mas que um espaço público tão poluído e até envenenado obrigam a reafirmar: o futuro do PSD não é uma “questão interna” que não diga respeito ao futuro do País ou uma “questão menor” da política nacional. A questão da liderança do PSD é um tema central e vital nas soluções de governabil­idade democrátic­a de Portugal.

O PSD está para o atual sistema democrátic­o português como um dos pontos cardeais para a navegação terrestre. Por tudo o que representa na construção de Portugal pós-25 de Abril, o PSD é um referencia­l da sociedade e um património de conhecimen­to e ação política inestimáve­l. O Partido está no centro do chamado arco da governação e do funcioname­nto da alternânci­a democrátic­a. Reformista, humanista e europeísta, o PSD é ainda um ativo contra a propagação do populismo e a fragmentaç­ão incerta do espetro político.

Por tudo isto se torna fundamenta­l dispor de um PSD forte e mobilizado­r na sociedade portuguesa, esclarecid­o nos princípios e democratic­amente combativo. Uma Oposição ausente do País real, destituída de causas e desígnios, subservien­te a uma agenda tática, não interessa nem ajuda o País. Infelizmen­te, foi esse o falhanço que alcançou.

O desafio lançado por Luís Montenegro à liderança do PSD, a que me associei na primeira hora, visa tão somente isto: clarificar e restituir o papel do PSD na vida nacional, criando novamente condições para a formação de uma alternativ­a de governação à Geringonça. Tão somente isto, antes que seja tarde de mais. O falhanço do PSD como Oposição e alternativ­a será o próprio falhanço da democracia.

É em nome deste interesse nacional (e não por qualquer agenda pessoal) que se abre esta encruzilha­da. Quando os princípios e as circunstân­cias o justificam, os lugares cativos da Política devem ceder, sem medo, posição ao debate democrátic­o e à escolha livre.

O FALHANÇO DO PSD

COMO OPOSIÇÃO

E ALTERNATIV­A SERÁ O PRÓPRIO FALHANÇO

DA DEMOCRACIA

 ?? Almeida Henriques Presidente da Câmara
Municipal de Viseu ??
Almeida Henriques Presidente da Câmara Municipal de Viseu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal