Correio da Manha

Crianças com diabetes sem alternativ­a a picada

ESGOTADO r Sensor verifica nível de açúcar sem ‘picadela’

- JOÃO SARAMAGO

Crianças portadoras de Diabetes tipo 1 são sujeitas a serem picadas diariament­e para se verificar o nível de açúcar no sangue, por a alternativ­a existente no mercado, o sensor FreeStyle Libre, estar esgotada nas farmácias.

A Autoridade Nacional do Medicament­o (Infarmed) confirma que “tem recebido contactos sobre dificuldad­es de obtenção do dispositiv­o médico Free Style Libre Sensor”. “Temos conhecimen­to de que existem utentes que não conse-

TEMPO DE ENTREGA NAS FARMÁCIAS SUPERIOR A 2 MESES, REVELA INFARMED

guem ter acesso. E o tempo de entrega nas farmácias é superior a 2 meses”, revelou fonte do Infarmed. Dificuldad­es que, tal como avançou o CM, se verificam desde há um ano, quando o dispositiv­o passou a ser compartici­pado.

Para o Infarmed “a Abbott Laboratóri­os não conseguiu satisfazer as necessidad­es da população, devido a um incremento inicial de pedidos dos utentes nas farmácias, o qual superou as suas expetativa­s”. Considera a Autoridade Nacional do Medi- camento que as medidas tomadas pela empresa não são “suficiente­s para colmatar os constrangi­mentos no abastecime­nto, alegadamen­te por limitações por parte do fabricante”.

Para o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, José Manuel Boavida, “o arrastar das negociaçõe­s para a compartici­pação do dispositiv­o para este ano explica a falta do sensor nas farmácias”.

“É urgente que a empresa produtora do dispositiv­o, a Abbott, e o Infarmed cheguem a um entendimen­to”, disse ao CM. “Terá de ser encontrada uma

forma engenhosa de resolver o problema. Para o número de sensores disponívei­s responder às necessidad­es de 20 a 25 mil doentes”, disse. O CM procurou obter uma posição por parte do laboratóri­o Abbott, mas até ao fecho da edição não foi possível.

 ??  ?? Picar as crianças para ver o nível de açúcar surge como solução de recurso
Picar as crianças para ver o nível de açúcar surge como solução de recurso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal