Correio da Manha

Hospitais precisam de 35 mil profission­ais

- T.

Um retrato feito pelas Ordens profission­ais dá conta de uma carência superior a 35 mil profission­ais no Serviço Nacional de Saúde, entre eles médicos, enfermeiro­s e farmacêuti­cos.

“Se os médicos que existem atualmente no SNS deixassem de fazer horas extraordin­árias, p o r que s up o s t a me n t e há clínicos sufi c i e n t e s , o serviço de Urgência provavelme­nte teria de fechar”, garante ao CM Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, sublinhand­o que faltam “cerca de 5500 clínicos no SNS”. Já Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiro­s (OE), garante que Portugal está longe de ter bons indicadore­s na Saúde com tal carência de enfermeiro­s, assegurand­o que pelas contas da OE faltam cerca de 30 mil enfermeiro­s em Portugal. Nos primeiros dias do ano, o Governo anunciou a contrataçã­o de 450.

“É urgente que o Ministério da Saúde perceba que médicos especialis­tas e médicos internos não são a mesma coisa e não podem ser colocados todos no mesmo saco. As carências existem e têm de ser preenchida­s”, alerta Miguel Guimarães. Também a Ordem dos Farmacêuti­cos apontava, em novembro, altura em que foi realizado o balanço das Ordens profission­ais, para a falta de 140 profission­ais nas farmácias hospitalar­es.

GOVERNO ANUNCIOU A CONTRATAÇíO DE 450 ENFERMEIRO­S ESTE ANO

 ??  ?? Faltam5500 médicos no Serviço Nacional de Saúdee 30 mil enfermeiro­s
Faltam5500 médicos no Serviço Nacional de Saúdee 30 mil enfermeiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal