Correio da Manha

ECONOMIA: AUTOMÓVEL. PRODUÇÃO NACIONAL ATINGE RECORDE EM 2018 COM 294 MIL VEÍCULOS , UMA SUBIDA DE 67,7% FACE A 2017.

NÚMEROS r Foram produzidos mais de 294 mil veículos em 2018, uma subida de 67,7% num ano

- MARIA VAZ/JOÃO MALTEZ NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Oano 2018 foi o melhor de sempre na produção do setor automóvel nacional. No ano passado saíram das fábricas portuguesa­s 294 336 veículos, números que traduzem um cresciment­o de 67,7% face a 2017, segundo dados avançados ontem pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Apesar da greve dos estivado- res no Porto de Setúbal, que se prolongou por mais de ummês e causou transtorno­s ao escoamento da produção da Autoeuropa, as e xp o r t aç õ e s continuara­m a ter um peso de ouro no setor automóvel, sendo que cerca de 97% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo. No topo da lista dos mercados para onde se direcionou a produção nacional destacaram­se Alemanha, França, Itália e Reino Unido.

No ano passado, as vendas de automóveis também bateram recordes em Portugal. Ao longo de 2018 foram vendidos 273 mil veículos, pelo que, sublinha a ACAP, a produção conseguiu superar as vendas emcerca de 21 mil unidades.

O cresciment­o registado no setor assentou, em grande parte, nas duas principais unidades de produção automóvel existentes no País: a Autoeuropa, em Palmela, e a Peugeot-Citroën, em Magualde.

EXPORTAÇÕE­S EM ALTA, MESMO COM GREVE DOS ESTIVADORE­S EM SETÚBAL

 ??  ?? O aumento da produção do modelo T-Roc na Autoeuropa contribuiu para o comportame­nto positivo do setor automóvel
O aumento da produção do modelo T-Roc na Autoeuropa contribuiu para o comportame­nto positivo do setor automóvel
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal