Correio da Manha

Equipas de resgate lutam contra o tempo

MEIOS • Está a ser escavado um túnel na vertente da serra para chegar ao local onde está Julen

- F. J. GONÇALVES*

As buscas pelo pequeno Julen continuam sem descanso desde domingo em Totalán, Málaga, e novos meios técnicos e humanos vão-se somando aos cerca de 100 efetivos da polícia e dos bombeiros já no local. O menino de dois anos e meio caiu num poço de mais de cem metros de fundo e 25 cm de largura quando a família estava reunida na quinta de um tio do menor.

Oito técnicos da brigada de salvamento mineiro de Hunosa, nas Astúrias , fo ram o nte m transporta­dos para Málaga num avião militar fretado pelo Ministério da Defesa, para prestar apoio na construção de um túnel na vertente do terreno onde se encontra o poço. O objetivo desse túnel é atingir na perpendicu­lar a zona onde se pensa que esteja Julen. A perícia dos técnicos de minas será importante para evitar derrocadas na fase final de escavação do túnel, que terá cerca de 80 metros de compriment­o.

Este túnel é agora a principal opção das equipas de resgate, depois de o acesso direto pelo poço de prospeção de água onde caiu a criança ter sido dificultad­o por um novo obstáculo. A sonda com uma câmara enviada para localizar Julen no poço, encravou a 73 metros na segunda-feira e ontem encravou uma vez mais, desta feit a a c e r c a de 8 0 metro s . A nova zona bloqueada está ta- pada com terra e pedras possivelme­nte arrastadas durante a queda da criança. Os esforços para aspirar essa terra a partir da superfície revelaram-se infrutífer­os, só se conseguind­o avançar cerca de 60 cm.

As autoridade­s garantem que todos os esforços estão a ser levados a cabo com a maior ur- gência, partindo do princípio de que o menor está vivo. Mas a verdade é que, tendo em contra a profundida­de a que caiu, ninguém sabe se a criança ainda se encontra viva. A esperança da família é que o pequeno Julen esteja numa bolsa de ar que lhe permita respirar.

Além de sete unidades da polícia, há pelo menos seis organismos autárquico­s, quatro unidades de bombeiros e da proteção civil e 13 empresas privadas de engenharia, construção civil, minas e montanhism­o envolvidas no resgate. A estes apoios somam-se novas ofertas chegadas de todas as regiões de Espanha, que vive uma onda crescente de solidaried­ade com a família do menor.

POÇO ONDE CAIU O MENINO TEM 100 METROS DE FUNDO E 25 CM DE LARGURA

 ??  ??
 ??  ?? Autoridade­s mobilizara­m todos os meios técnicos e humanos para tentar resgatar o pequeno Julen, que está a mais de 70 metros de profundida­de
Autoridade­s mobilizara­m todos os meios técnicos e humanos para tentar resgatar o pequeno Julen, que está a mais de 70 metros de profundida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal